Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2004 - 18h35

América do Sul registra melhor desempenho, e Brasil tem hegemonia regional

Publicidade

da Folha Online

Com a medalha de ouro da seleção brasileira masculina de vôlei, conquistada neste domingo, o Brasil fez seu quarto campeão olímpico nos Jogos de Atenas e terminou a competição como responsável direto pelo melhor desempenho também da América do Sul na história das Olimpíadas --respondeu por 50% dos ouros do continente na Grécia.

Em Atenas, os sul-americanos somaram oito ouros, contra apenas um de Sydney-2000 (levantamento de peso), e quebraram seu recorde de medalhas, com 25 --há quatro anos, haviam sido 19 pódios.

Além dos quatro ouros, os brasileiros também conquistaram três pratas e três bronzes e terminaram na 18ª colocação no quadro. A Argentina quebrou o tabu de não conquistar ouros desde Helsinque-1952 e levou dois, no futebol e no basquete masculino. Terminou sua participação como a segunda força do continente, em 38º lugar, com seis medalhas no total (dois ouros e quatro bronzes).

Quem também quebrou um tabu foi o Chile --fundador dos Jogos, presente em Atenas-1896, o país nunca havia subido ao degrau mais alto do pódio. Em Atenas-2004, os chilenos conquistaram três medalhas, sendo um bronze e dois ouros. O tenista Nicolás Massú foi campeão nos torneios de simples e duplas.

Paraguai, Venezuela e Colômbia completam a lista dos medalhistas. Apesar de figurar somente na 66ª colocação, a prata do futebol masculino foi bastante comemorada pelos paraguaios pelo fato de ter sido a primeira medalha conquistada pelo país em toda a história.

Com o terceiro lugar no taekwondo, conquistado por Adriana Carmona, na categoria acima de 67 kg, a Venezuela chegou ao seu segundo bronze na Grécia e terminou em 69º.

A participação da América do Sul em Atenas só não foi perfeita por conta do doping da ciclista colombiana María Luisa Calle Williams, que manchou o continente. Ela foi a única sul-americana pega no antidoping, pelo uso da substância heptaminol, e teve de devolver seu bronze.

Para sorte da Colômbia, o país tinha outro bronze, com o levantamento de peso, e terminou na 71ª posição.

Leia mais
  • Brasil faz melhor Olimpíada da história e justifica investimento e delegação recorde

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Brasil nos Jogos de Atenas
  • Leia mais notícias no especial dos Jogos Olímpicos-2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página