Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 22h42

Robinho e Deivid comandam goleada do Santos sobre a Portuguesa pelo Paulista

Publicidade

da Folha Online

Após 71 dias, o Santos reencontrou nesta quinta-feira a Vila Belmiro, com um show dos atacantes Robinho (dois gols) e Deivid (três), que presentearam a torcida com uma goleada por 5 a 1 sobre a Portuguesa, na estréia das equipes no Campeonato Paulista-2005.

O time da Baixada Santista não atuava em seus domínios desde 10 de novembro, quando perdeu para a LDU (Liga Desportiva Universitária), do Equador, por 2 a 1, e ficou de fora das semifinais da Copa Sul-Americana.

Ainda no ano passado, durante o Brasileiro-04, o Santos também havia sido punido com seis limitações no mando de campo --a sexta terá de ser cumprida neste ano em alguma competição promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Na ocasião, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) aplicou as interdições porque a diretoria santista deixou de tomar medidas preventivas para coibir e identificar os torcedores vândalos que atiraram objetos no campo.

Para evitar novas punições, o clube montou um forte esquema de segurança com quase 30 espiões dedos-duros disfarçados para delatar quem acenasse com a possibilidade de protestar arremessando algo.

O jogo

Não foi preciso. A torcida se comportou e recebeu o atual campeão brasileiro em clima de festa. E, dentro de campo, o time correspondeu com o resultado positivo, que marcou a estréia do técnico Oswaldo de Oliveira no Santos.

Oliveira assumiu a equipe no lugar de Vanderlei Luxemburgo, agora no comando do "galáctico" Real Madrid, da Espanha. Apesar da "sombra" do antecessor, o novo treinador ousou e escalou três atacantes: Robinho, Basílio e Deivid

Por pouco o a festa não ficou comprometida. O zagueiro santista Antônio Carlos sentiu dores na coxa direita e saiu de campo chorando aos 19min da etapa inicial. Domingos entrou em seu lugar na defesa ao lado de Ávalos.

"Ele teve uma contusão no músculo adutor", disse o médico do Santos, Carlos Braga, que irá fazer exames mais detalhados no atleta na sexta.

Mas cinco minutos depois, o trio de ataque santista fez a torcida sorrir. Robinho fez boa jogada pela esquerda e deixou Deivid, livre, para abrir o placar. Deivid ainda fez outro aos 33min, pegando o rebote do goleiro Fava, num chute do meia Elano.

Na etapa final, foi a vez de Robinho marcar mais dois. Um aos 23min, depois de chutar duas vezes --o goleiro defendeu o primeiro. Três minutos depois, fez outro de cabeça.

O quinto gol do jogo foi de Deivid, que fez de cabeça aos 31min, após cruzamento do meia Fábio Baiano, que entrou na etapa final.

O atacante Welliton descontou para a Portuguesa aos 42min, mas já era tarde para a reação.

O Santos joga novamente no próximo domingo, quando enfrenta a Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela segunda rodada. No mesmo dia, a Portuguesa receberá o Guarani, no Canindé.

SANTOS
Mauro; Flávio, Antônio Carlos (Domingos), Ávalos e Léo (Zé Elias); Fabinho, Ricardinho e Elano; Robinho, Basílio (Fabio Baiano) e Devid
Técnico: Oswaldo de Oliveira

PORTUGUESA
Fava; Rafael Costa, Nenê, Alexandre Lopes e Wilton Goiano; Ronildo, Alexandre (Célio), Almir e Rodriguinho; Wesley (Fabrício) e Welliton
Técnico: Zé Teodoro

Gols: Deivid, aos 24min e 33min do primeiro tempo; Robinho, aos 23min e 26min, Deivid, aos 31min, e Welliton, aos 42min do segundo tempo
Cartões amarelos: Rafael Costa e Alexandre
Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Juiz: Salvio Spinola Fagundes Filho

Leia mais
  • São Paulo estréia com vitória de 4 a 2 sobre o Ituano
  • Corinthians assegura vaga na semifinal da Copa SP de juniores

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página