Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2005 - 18h06

Para jornalista da Folha, Daiane é franca favorita a ouro no Mundial

Publicidade

da Folha Online

Cristiano Cipriano Pombo, 29, que participou nesta quinta-feira de um bate-papo na internet sobre o Mundial de ginástica artística, em Melbourne (Austrália), afirmou que a ginasta gaúcha Daiane dos Santos é franca favorita para conquistar o ouro nos exercícios de solo. O jornalista foi enviado pelo jornal para cobrir a competição.

"A Daiane é mais do que favorita. Quando foi competir pela primeira vez, na fase de classificação, ao pisar no tablado, ela ouviu o locutor anunciar: 'Senhoras e senhores, com vocês, a fantástica Daiane dos Santos, campeã mundial de solo'. Além disso, a Daiane cativa em sua apresentação, sorri o tempo todo. Isso eleva a ginástica e deixa a banca de jurados em êxtase, pois essa energia vale muito na ginástica, onde a avaliação envolve critérios subjetivos. O ouro está na mão, agora é esperar para ver", destacou.

O jornalista também disse que o país tem condições de triunfar com Diego Hypólito. "É muito difícil dar um palpite em determinadas provas em que os atletas estão muito parelhos. Dá para afirmar com certeza que Daiane [dos Santos] é mais do que favorita no solo. Que o Diego [Hypólito], se acertar sua série, pode levar o ouro no solo masculino."

Para Pombo, será uma decepção se a gaúcha Daiane não conquistar o bicampeonato --foi campeã em 2003. Segundo ele, os analistas são unanimes em apontar a brasileira com favorita no solo.

"No caso do Brasil, será mesmo frustrante se Daiane dos Santos não repetir o ouro de 2003, pois a opinião de todos aqui na Austrália é a de que ela só perde essa medalha para ela mesma, clima parecido com o da Olimpíada de Atenas [2004]", disse Pombo, lembrando do tropeço da ginasta brasileira na final olímpica --ficou em quinto.

Segundo o jornalista, o Mundial está servindo de laboratório, já que ocorre um ano após a Olimpíada. "A verdade é que esse Mundial, como só registra disputas por aparelhos [sem as equipes] e não é classificatório para um Pré-Olímpico ou a própria Olimpíada, acaba sendo usado como laboratório para as equipes, para os atletas e até mesmo para a FIG, que está testando mudanças neste Mundial, como o vídeo para os árbitros."

A final feminina dos exercícios de solo acontece no domingo --Daiane foi a primeira colocada na fase classificatória, com 9,550 pontos. A decisão masculina será no sábado --Diego Hypólito ficou em oitavo (9,300).

Leia mais
  • Confira a íntegra do bate-papo com Cristiano Cipriano Pombo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de ginástica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página