Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/11/2005 - 18h09

Confira a íntegra do bate-papo com Cristiano Cipriano Pombo

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o repórter Cristiano Cipriano Pombo, enviado especial da Folha a Melbourne, para a cobertura do mundial de ginástica artística. O texto abaixo reproduz a forma como os participantes digitaram.

(04:56:43) Cristiano Pombo: Boa tarde a todos. Aqui é Cristiano Pombo, repórter da Folha, que está fazendo a cobertura do Mundial de ginástica

(04:59:18) PONOR_fan fala para Cristiano Pombo: vc viu a Catalina Ponor?

(05:01:25) Cristiano Pombo: Olá PONOR_fan, sim vi e falei com a romena Catalina Ponor. Ela está bem diferente. Mudou a cor do cabelo, diz que agora tem mais liberdade. Parece outra ginasta, dentro e fora da área de competição.

(05:01:59) adri fala para Cristiano Pombo: Oi Cristiano, como esta o clima por aí? Os atletas brasileiros?

(05:05:52) Cristiano Pombo: Olá adri, boa tarde. O clima do Mundial é sempre dividido numa atmosfera de muita expectativa e de competições e de espera pelo seu momento de competir. Os atletas brasileiros estão bem, alguns um pouco chateados, outros confiantes, mas o saldo até agora é positivo. Mas tudo depende, é claro, dos resultados da Daiane dos Santos e do Diego Hypólito, especialmente, pois podem ganhar no solo. Já Daniele Hypólito se mostra bem à vontade na final do individual geral, que acontece nesta noite aqui (próxima manhã daí).

(05:05:57) PONOR_fan fala para Cristiano Pombo: quais os seus palpites pro mundial?

(05:13:17) Cristiano Pombo: É muito difícil dar um palpite em determinadas provas em que os atletas estão muito parelhos. Dá para afirmar com certeza que Daiane é mais do que favorita no solo. Que o Diego, se acertar sua série, pode levar o ouro no solo masculino. Assim como as norte-americanas devem ser destacar no feminino, especialmente com Anastasia Liukin, no masculino alguns favoritos devem confirmar seus reinados, tal como Yuri van Gelder nas argolas, o japonês Hirouyki Tomita na barra fixa.

(05:13:17) Edgard fala para Cristiano Pombo: Queria saber qual a sua opiniao sobre o retrocesso da ginástica já que depois de tanto investimento nao se ve renovação efetiiva e o mesmo resultado de do mundial de 2001 sendo que o nivel esta bem mais fraco e a ginastica hoje enfrenta um problema de renovaçao nos principais paises o que vc acha disso?

(05:21:13) Cristiano Pombo: Boa tarde, Edgard. Essa é um boa pergunta. Muitos países estão renovando suas seleções. Um exemplo é o Brasil. Há muitas atletas experientes, como Oksana Chusovitina, do Uzbequistão, que tem 30 anos, e gente nova, como a russa Yulia Lozhechko, que tem apenas 16. A verdade é que esse Mundial, como só registra disputas por aparelhos (sem as equipes) e não é classificatório para um Pré-Olímpico ou a própria Olimpíada, acaba sendo usado como laboratório para as equipes, para os atletas e até mesmo para a FIG, que está testando mudanças neste Mundial, como o vídeo para os árbitros. Quanto à comparação de resultados, é preciso primeiro esperar o fim da competição. No caso do Brasil, será mesmo frustante se Daiane dos Santos não repetir o ouro de 2003, pois a opinião de todos aqui na Austrália é a de que ela só perde essa medalha para ela mesma, clima parecido com o da Olimpíada de Atenas.

(05:21:28) pombete fala para Cristiano Pombo: como é trabalhar com o fuso tão diferente? ajuda a fechar o jornal mais cedo?

(05:25:54) Cristiano Pombo: Olá Pombete, boa tarde. Quanto ao fechamento do jornal, ele está nas mãos do meus companheiros de serviço hoje, que são profissionais gabaritados para isso. O fuso ajuda e prejudica. Ajuda pelo fato de ter tempo para escrever, pensar e organizar. Mas por outro lado você fica 24 horas acordado, porque no momento em que aqui tudo fica parado, aí no Brasil as coisas estão pegando fogo. Então o fuso vira uma faca de dois gumes para o jornalista e para a informação, que deve ser mais criteriosa e bem trabalhada. Eu espero não estar atrapalhando os meus colegas no fechamento.

(05:26:00) Vinicius fala para Cristiano Pombo: Oi Cristiano!! Vc acha que a Daiane é favorita no solo?

(05:29:39) Cristiano Pombo: Olá Vinicius, boa tarde. A Daiane é mais do que favorita. Quando foi competir pela primeira vez, na fase de classificação, ao pisar no tablado, ela ouviu o locutar anunciar: "SEnhoras e senhores, com vocês, a fantástica Daiane dos Santos, campeã mundial de solo". Além disso a Daiane cativa em sua apresentação, sorri o tempo todo. Isso eleva a ginástica e deixa a banca de jurados em êxtase, pois essa energia vale muito na ginástica, onde a avaliação envolve critérios subjetivos. O ouro está na mão, agora é esperar para ver

(05:29:45) Vinicius fala para Cristiano Pombo: Vc acha que a Daniele conseguiu mesmo superar todos os problemas que teve com o treinador e com a confederação?

(05:34:56) Cristiano Pombo: A Daniele realizou uma das piores atitudes que um atleta pode ter. Desacatou técnico, um dos melhores do mundo, dirigentes e até o público, que esperava para vê-la em São Paulo. Creio que, depois disso e de sua volta à seleção, ela sabe que não pode repetir, pois sua carreira estará seriamente ameaçada. O que mais mexeu com a Daniele naquela ocasião foi a perda de espaço, ao ser cortada de alguns aparelhos. Ela se considera uma das mais importantes ginastas do país, e tem razão, mas é preciso justificar isso com resultados. É como um time de futebol, não basta ter só nome, tem que entrar em campo e vencer. Aqui no Mundial, a Daniele e o Oleg estão bem, conversando normalmente.

(05:34:56) faby_21 fala para Cristiano Pombo: qual é a favorita para a trave?

(05:37:53) Cristiano Pombo: Olá Faby_21, boa tarde. A favorita para a trave é a romena Catalina Ponor. A nova loira do pedaço, pois ela mudou de visual, é favorita, mas, por estar um pouco acima do peso, ela ficou só a 0,062 ponto da chinesa Ye Fan. E enquanto a chinesa deliza pela trave, Catalina está tendo que se desdobrar para compensar a falta do porte físico apropriado. Mas acredito que ela deva ganhar, pois é uma atleta extremamente técnica, como poucas na ginástica atualmente.

(05:37:53) TheMerlín fala para Cristiano Pombo: o mosiah tirou notas baixissimas em alguns aparelhos mas mesmo assim chegou na final do invidual geral. a q vc atribui isso?

(05:41:27) Cristiano Pombo: OLá TheMerlín, boa tarde. Realmente, o Mosiah se classificou com notas que ficariam bem abaixo se o Mundial de agora fosse o de 2007, valendo vaga para a Olimpíada. Dois fatores determinam a performance do Mosiah: erros que cometeu e que fizeram as notas registrarem valores mais baixos e suas séries, algumas que não podem nem ser comparados com a dos melhores, tamanha diferença de nível técnico e de grau de dificuldade. O Mosiah é um rapaz esforçado. Creio que isso o levou para a final, além é claro de rivais que erraram mais do que ele.

(05:41:40) faby_21 fala para Cristiano Pombo: Dyego hipolyto é uma grande promessa para o Brasil no pan?

(05:43:53) Cristiano Pombo: Sim, Faby_21. Não só para o Pan, como para este Mundial e para os próximos. Ele é o único que pode alavancar a ginástica masculina, com seu carisma e suas vitórias. Caso se torne campeão mundial aqui, mesmo depois de ter operado e estar recomeçando, certamente construirá um nome muito forte na ginástica.

(05:43:59) PONOR_fan fala para Cristiano Pombo: você não aposta na Catalina na trave? O que achou dos saltos da Cheng?

(05:46:24) Cristiano Pombo: Ponor_fan, aposto sim na Ponor na trave. Vou dar um exemplo. No solo, quem assistiu via Ponor realizar suas piruetas com o corpo todo torto, mas no final ela se desdobrava, mas cravava a passada. Isso deve acontecer na trave. Até pelo fato de a Romênia precisar muito dessde resultado, pois vive uma de suas piores crises, com a saída de técnico, atletas em má forma.

(05:46:36) charles38 fala para Cristiano Pombo: a ginastica brasileira esta no caminho certo para as proximas olimpiadas?

(05:47:51) Cristiano Pombo: Quanto aos saltos da Fei Cheng, Ponor_fan, foi uma pena ela não ter ido às finais do solo, pois realiza movimentos dificílimos. No salto, liderou com muita folga, pois seu corpo parece flutuar no ar.

(05:48:09) Carlos fala para Cristiano Pombo: Cristiano, Que horas é por ai e quando terá a nova bateria de provas.

(05:50:13) Cristiano Pombo: Boa tarde, Charles38. Sim, mas falta muito ainda. A CBG se esforça, mas é preciso mais, mais campeonato, mais centros de treinamento, mais pessoas praticando ginástica, pois Daniele, Daiane e Camila não chegam até 2012 para competir. A ginástica exige projetos de longo prazo. O que se colhe hoje, começou a ser plantado em 1999.

(05:50:13) gim rn fala para Cristiano Pombo: como ta o clima da Laís na seleçao ja que ela era a grande aposta para esse mundial

(05:51:23) Cristiano Pombo: Olá Carlos, boa tarde. Agora são 6h50 em Melbourne. À noite será realizada a final do individual geral, com Daniele Hypólito.

(05:51:35) Kleber da Vivi fala para Cristiano Pombo: Como a imprensa esportiva local retrata a equipe brasileira? É possivel perceber maior repercussão de nossa ginástica ou isso é apenas ufanismo daqui do Brasil?

(05:53:24) Cristiano Pombo: Olá Gim Ru, boa tarde. A Laís está triste por não participar da competição, pois certamente estaria nas finais. Mas ela é jovem e é a principal aposta do técnico Oleg Ostapenko para a Olimpíada de 2008. A Laís será a líder da equipe após 2008.

(05:53:43) Edson Hypolito fala para Cristiano Pombo: Cristiano o que vc acha sobre essa reconciliação Georgete, Eliane e Vicelia, que ate ano passado trocavam farpas pela imprenssa?

(05:56:59) Cristiano Pombo: Olá Kleber da Vivi, boa tarde. A imprensa local e internacional ficam boquiabertos com Daiane. Todos questionam como ela consegue fazer tais movimentos, como o Oleg e ela criaram isso, como uma ginasta tão pequeninha (1,45 m) pode ter tanta força, isso desperta muito a atenção. Só não desperta mais a atenção porque no mundo todo é valorizado o individual geral, que é a soma dos quatro aparelhos e elege a mais completa da competição.

(05:57:11) renato fala para Cristiano Pombo: o que vc acha do campeonato corrido.qndo tinha ida e volta não tinha mais emoção?

(06:00:36) Cristiano Pombo: Olá Edson Hypólito, boa tarde. Quem ganha com a reconciliação é a ginástica brasileira. As brigas tinham motivos políticos, já que Georgette defendia o que acreditava ser correto para ela e o Flamengo, já Vicélia e Eliane seguiam com o plano que haviam traçado. As brigas foram feias, especialmente porque vazaram para a imprensa e tinha a Daniele Hypólito envolvida e dividida entra sua técnica e seu clube e a seleção/CBG. Mas acredito que isso não vá se repetir e que essa reconcialição vai render muitos frutos.

(06:03:10) Cristiano Pombo: Olá, Renato. Creio que todo campeonato tem sua emoção, seja ele de futebol, de ginástica, de pingue-pongue. O mais importante é a postura de quem participa. Creio que se todos os times apresentassem disposição de vencer sempre, não teríamos esse problema, pois a luta pelo título e para fugir do rebaixamento são emocionantes. E aprende-se a secar muito os rivais.

(06:05:25) Cristiano Pombo: Pessoal, um bom início de noite para todos vocês. Agradeço bastante a participação e gostaria de pedir para que acompanhem a cobertura da Folha de S.Paulo sobre o Mundial de ginástica. Até a próxima. Muito obrigado.

Leia mais
  • Para jornalista da Folha, Daiane é franca favorita ao ouro no solo no Mundial

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mundial de ginástica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página