Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2002 - 00h49

"Cidade de Deus" é indicado a prêmio do cinema europeu

da France Presse, em Paris

O filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi indicado para a categoria de melhor filme não-europeu da 15ª edição do festival da Academia do Cinema Europeu, que será realizado no próximo 7 de dezembro em Roma, anunciaram na quinta-feira em Paris os organizadores do evento.

Ao lado da produção brasileira foi indicado "Intervenção Divina" (Yadon Ilaheyya, Palestina, 2002), de Elia Suleimán, vencedor dos prêmios da Crítica Internacional e do Júri no festival de Cannes deste ano.

Também concorrem nesta categoria "Minority Report - A nova lei" (Minority Report, EUA, 2002) de Steven Spielberg, "Spirited Away - A Viagem de Chihiro" (Spirited Away, Japão, 2001), e "Spider" (Spider, Canadá, 2002), de David Cronenberg.

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar está entre os favoritos para o prêmio de melhor filme europeu por "Fale com Ela" (Hable con Ella, Espanha, 2002).

Entre as produções que concorrem nesta premiação estão "Oito Mulheres" (8 Femmes, França, 2002), de François Ozon, "O Homem sem Passado" (Mies Vailla Menneisyyttä, Finlândia, 2002), de Aki Kaurismaki, "O Pianista" (The Pianist, França/Alemanha/Polônia/Inglaterra, 2002), de Roman Polanski, Palma de Ouro no festival de Cannes, "Domingo Sangrento" (Bloody Sunday, Irlanda/Inglaterra, 2002), de Paul Greengrass, Urso de Ouro em Berlim, e "The Magdalene Sisters" (Inglaterra/Irlanda, 2002), de Peter Mullan, Leão de Ouro em Veneza.

A edição deste ano da cerimônia da Academia do Cinema Europeu (European Film Academy) será presidida pelo diretor alemão Wim Wenders.

Leia também:
  • Diretor de "Cidade de Deus" teme "Pinocchio" na corrida do Oscar

  • "Cidade de Deus" vai representar Brasil com indicação ao Oscar


  • Dê sua opinião:
  • Você acha que o filme tem chances de ser indicado ao Oscar?


  • Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página