Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2004 - 16h04

Jornalista revisita história dos Beatles em Portugal em livro e CD

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
enviado especial a Lisboa

Atolada culturalmente e isolada do mundo pelo regime de Salazar, a juventude portuguesa dos anos 60 não pôde explorar os novos ares musicais ditados pelos britânicos nos anos 60 como músicos de outros países fizeram. Nem por isso deixaram de surgir grupos, formados em sua maioria por estudantes, que foram atrás de sons como os Beatles estavam fazendo.

Um pouco dessa história não-oficial pode ser ouvida na coletânea "All You Need is Lisboa", compilada pelo jornalista e colecionador Luis Pinheiro de Almeida, e lançada neste ano em Portugal.

O disco reúne algumas raridades, como as duas versões da canção "Penina" --composta por Paul McCartney durante um período de férias no sul do país--, registradas pelo grupo Jotta Herre e por Carlos Mendes, em 1969.

"Apesar da repressão, havia uma tênue cena yeah-yeah, mas praticamente limitada aos círculos estudantis. Não havia liberdade de qualquer espécie e, o que era mais grave, a juventude portuguesa pegava mais em metralhadoras do que em guitarras, já que era mobilizada para a guerra colonial", explica Pinheiro de Almeida.

Outras faixas

Outras faixas curiosas que podem ser encontradas no disco são uma versão em fado rufia para o clássico "Hey Jude", interpretada por Carlos Bastos com todo um sotaque característico e arranjo tradicional do estilo. O responsável pela versão e que, inclusive, toca na gravação, é o virtuoso músico português António Chainho.

Sempre ligado ao intercâmbio musical, Chainho lançou, em 2001, o disco "Lisboa-Rio" com músicas de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, e participação de Ney Matogrosso, Paulinho Moska, Dominguinhos e Virgínia Rodrigues. Em "All You Need is Lisboa", a maior parte das versões para o português são feitas pelos grupos locais, com exceção de "Eu Sei", gravada pelos Night Stars com a letra adaptada para o português pelo grupo brasileiro de Jovem Guarda Renato e Seus Blues Caps.

A difícil situação econômica do país também foi um agravante a música jovem portuguesa, mas que, no entanto, acabou por criar uma situação única em termos de mercado fonográfico.

"Como Portugal era um país subdesenvolvido, sem recursos financeiros, com um baixíssimo rendimento per capita, não havia consumo de LPs, obrigando a que estes fossem divididos em EPs, o que ficava mais em conta. Essa é uma das particularidades. Outra são as capas, únicas também, muitas delas feitas até por gráficos portugueses, o que torna a coleção portuguesa apetecível", declarou Pinheiro de Almeida, ressaltando que somente mais tarde apareceram os LPs na sua fórmula original britânica.

Livro

Apaixonado por Beatles desde os anos 60, este jornalista de 56 anos também decidiu reunir suas pesquisas sobre a banda em um livro. "Beatles em Portugal" foi lançado em 2002 e reúne histórias como a da canção "Penina" e da inspiração portuguesa para a música "Yesterday".

"A idéia já andava há muito na minha cabeça e de todos os lados surgiam incentivos para o escrever. Todo o mundo tem livros, 'Beatles em Espanha', 'Beatles em Itália', 'Beatles na América', 'Beatles na Suécia' e por aí fora. Portugal está no mapa mundo dos Beatles por um dos fatos mais significativos da carreira dos 'quatro de Liverpool': a letra de 'Yesterday' foi escrita numa viagem de cinco horas de carro entre Lisboa e o Algarve. Mas há outros motivos, como a canção 'Penina', o gosto de George Harrison pelo cavaquinho, típico instrumento português, etc."

A obra, escrita em parceria com Teresa Laje, teve como pretexto para seu lançamento os 40 anos de "Love Me Do", o primeiro single dos Beatles, e acabou sendo escrito em poucas semanas, conta o autor. "O material estava reunido desde os anos 60 e só houve preocupação de o atualizar."

"Beatles em Portugal" é uma publicação da editora Assírio e Alvim e não tem previsão de lançamento no Brasil.

O jornalista Guilherme Gorgulho viaja a convite da organização do Rock in Rio-Lisboa

Leia mais
  • Aos 61 anos, Paul McCartney canta pela primeira vez em Portugal
  • Gilberto Gil espera público "suave" para show no Rock in Rio-Lisboa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página