Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 10h44

Festival de Gramado começa hoje no Palácio dos Festivais

Publicidade

da Folha Online

A 33ª edição do Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino estende a partir desta segunda-feira (15), no Rio Grande do Sul, seu tapete vermelho para personalidades cinematográficas. O evento, que segue até dia 20 no Palácio dos Festivais, será aberto com a apresentação da Orquestra do Conservatório Pablo Komlós.

A mostra competitiva está dividida em seis categorias: três de longa-metragem (ficção brasileira, ficção latina e documentário nacional), uma de curta-metragem nacional em formato de 35 mm, uma de curta e média-metragem nacional em 16 mm, além de filmes gaúchos (curtas em 35 mm e curtas e médias em 16 mm).

Neste ano, a produção do Festival, considerado o maior evento cinematográfico da América Latina, não promoveu mudanças significativas na organização. "Na verdade, fizemos uma mexida na programação", disse à Folha de S.Paulo o presidente da mostra, Enoir Zorzanello.

A mudança levou a competição de documentários brasileiros para o horário nobre da noite. A disputa entre os filmes latinos ocorrerá à tarde, horário em que antes ficavam os documentários.

O cineasta Hector Babenco e os atores Tarcísio Meira e Glória Menezes serão os homenageados desta edição. O casal vai receber o troféu Oscarito por sua contribuição de mais de 40 anos ao cinema, teatro e televisão.

Pelo conjunto e importância de sua obra para o cinema nacional, Babenco receberá o troféu Eduardo Abelin, que em suas edições anteriores já foi entregue à Tizuka Yamasaki, Cacá Diegues, Roberto Farias e Carlos Reichenbach.

Porém, é a disputa pelos Kikitos da categoria ficção brasileira a mais badalada e importante do Festival. Saiba um pouco sobre cada um dos seis filmes selecionados:

"Carreiras", dirigido por Domingos Oliveira.
Sinopse: Cheirando gramas de cocaína, Ana Laura, 40, linda e bem informada, âncora de televisão ,enfrenta sua longa "noite de loucuras" tentando romper com o "sistema". Sua mágoa é ter perdido seu status dentro da emissora em que trabalha, sendo agora preterida por moças mais jovens. No raiar da manhã, uma surpresa a espera, fazendo reverter o rumo dos acontecimentos.

"Diário de um Novo Mundo", de Paulo Nascimento.
Sinopse: 1752, um navio cruza o oceano Atlântico. A doença e a fome comandam a embarcação. Um dos passageiros chama-se Gaspar de Fróes, médico e escritor. Seus diários descrevem os percalços da viagem, a chegada ao Brasil, a luta entre as coroas de Castela e Portugal, a descoberta do amor. Gaspar apaixona-se por Maria, esposa de um influente militar português. Mas são tempos de conflito e desesperança. E qualquer gesto de afeto pode ser interpretado como uma declaração de guerra.

"Cafundó", de Paulo Betti e Clóvis Buenos.
Sinopse: Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século 19. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em
transformação e desesperado para viver nele. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar e acaba curando. Sua morte, nos anos 40, transforma-o em um das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, o preto velho João de Camargo.

"Sal de Prata", de Carlos Gerbase
Sinopse: Mulher independente e bem-sucedida lê roteiros de seu namorado, cineasta fracassado que acabou de morrer. Incapaz de distinguir ficção e realidade, decide conhecer melhor o mundo do cinema, encontrando personagens e situações que vão transformar sua vida para sempre.

"O Cerro do Jarau", de Beto Souza
Sinopse: O Cerro do Jarau é um lugar mítico na fronteira do Brasil com o Uruguai e a Argentina, onde existe uma lenda e muitos mistérios. Três primos, Rebeca, Bento e Martim foram criados juntos numa estância ao pé do cerro. Vinte anos mais tarde, Martim tornou-se padre, Bento um poeta fracassado e Rebeca proprietária de uma casa noturna, o "Lechiguana Clube". Rebeca vende o "Lechiguana" para Correntino, um notório contraventor, que aposta na carreira de Lola, uma cantora de rock que sonha com a fama.

"Gaijin - Ama-me como sou", de Tizuka Yamasaki
Sinopse: O filme narra a história da jovem Titoe, em 1908, que viaja do Japão ao Brasil com a promessa de enriquecer e voltar em cinco anos. Com o passar dos anos, o longa conta a trajetória dos seus descendentes e mudanças inesperadas nos destinos de todos. No elenco estão Luis Mello, Kissei Kumamotto, Mariana Ximenes, Zezé Polessa, entre outros.

Para ter acesso aos selecionados das outras categorias, clique aqui.

Leia mais
  • Festival de Gramado vai homenagear Tarcísio e Glória
  • "Há uma tentativa de assassinato do cinema nacional", diz Paulo Betti
  • Crítica: "Gaijin 2" tem simpatia, mas falta profundidade aos personagens

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Gramado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página