Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2006 - 22h03

Mary Montilla vira musa dos gays em "Belíssima"

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
Editor de Ilustrada da Folha Online

Os gays já elegeram sua musa na novela "Belíssima". É a personagem Mary Montilla, ex-vedete, ex-comediante, ex-apresentadora de programa infantil e uma das suspeitas da "morte" da vilã Bia Falcão.

Divulgação
Atriz Carmen Verônica interpreta Mary Montilla
Atriz Carmen Verônica interpreta Mary Montilla
Quem interpreta a impagável Mary Montilla é a atriz pernambucana Carmen Verônica, 72, que está para Silvio de Abreu, autor da novela, como Carmen Maura e Marisa Paredes estão para o cineasta espanhol Pedro Almodóvar.

Nos anos 90, Carmen Verônica fez também a personagem Xena em "Deus nos Acuda" (agosto de 1992 a março de 1993), também de Silvio de Abreu. Na trama, ela popularizou bordões como "Oh, céus" e "Darling". Seu nome de batismo é Carmelita Varella Alliz.

Divulgação
Mary ganha espaço com morte de Bia
Mary ganha espaço com morte de Bia
A enciclopédia livre Wikipedia descreve a veterana nos seguintes termos: "O charme de Carmen Verônica, com gestos exagerados, piscadelas de cílios e frescuras, marcou suas passagens na TV. Consagrada como vedete do teatro rebolado, uma das mais requisitadas entre as Certinhas do Lalau, crias de Sérgio Porto, ela é um marco na história do humor nacional".

Agora, a personagem Mary Montilla põe Carmen no horário nobre e se torna um chamariz para a novela, uma candidata a preencher o espaço deixado pela "finada" Bia Falcão (Fernanda Montenegro), que morre na próxima quinta-feira.

Carmen Verônica faz mistério sobre o futuro de sua personagem, mas diz que Bia deverá sofrer muito em suas mãos. Como tem parte das ações de "Belíssima" deixadas pelo ex-marido em um testamento, ela fará de tudo para tê-las de volta.

Sem contar que a ex-vedete sabe do herdeiro de Bia com Murat (Lima Duarte), que foi abandonado em um orfanato e mantido em segredo pela megera. Com seus trejeitos, afetações e o jeito "naturalmente abusada", Mary Montilla parece uma homenagem de Silvio de Abreu ao universo das drag queens como Silvetty Montilla, um ícone da noite gay de São Paulo.

No meio gay, a personagem de "Belíssima" virou assunto obrigatório nas conversas. "Ôooo Mônicaaa!" é o bordão de Mary Montilla para chamar sua empregada, interpretada por Camila Pitanga, e já ganhou as ruas.

A escolha da ex-vedete como musa contraria o discurso dos gays na época da estréia da novela, quando os líderes do movimento homossexual convocaram um boicote à "Belíssima" devido ao veto do beijo gay em "América", novela que antecedeu a trama de Silvio de Abreu. Pelo o que se vê, o boicote não vingou, e os gays não resistiram à tentação de acompanhar "Belíssima".

No Orkut, rede mundial de relacionamentos, há seis comunidades dedicadas à Mary Montilla.

Leia mais
  • Apesar do sucesso, "Belíssima" coleciona gafes
  • Com hepatite, Glória Pires se afasta de "Belíssima"
  • "Belíssima" dita cortes e cor de cabelo

    Especial
  • Com Leia o que já foi publicado sobre "Belíssima"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página