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18/01/2006 - 10h39

SPFW inicia década da internacionalização

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ALCINO LEITE NETO
VIVIAN WHITEMAN
da Folha de S.Paulo

Fechando um ciclo de dez anos, a São Paulo Fashion Week inicia hoje sua 20ª edição munida de grandes ambições. Com o tema "Transformação" e cenários de Daniela Thomas no pavilhão da Bienal, a temporada outono/inverno de 2006 marca o primeiro passo de uma nova fase: dar dimensão internacional ao principal evento da moda brasileira.

É este também o desafio lançado à SPFW por alguns dos mais experientes estilistas brasileiros, como Amir Slama, da Rosa Chá, Tufi Duek, da Forum e da Triton, e Waldemar Iódice, todos eles veteranos do evento. "O grande desafio da São Paulo Fashion Week é se tornar a quinta semana de moda mais importante do mundo [depois de Paris, Milão, Nova York e Londres]", diz Slama. "Já temos um trabalho consolidado dentro do país. Agora precisamos atuar para que os nossos designers alcancem reconhecimento internacional", completa Duek.

Iódice vai mais longe. Acredita que, em termos de qualidade e de novidade, o Brasil já é o quarto em importância. "Nosso trabalho é mais representativo na moda do que a semana de Londres. O que falta agora é atrair mais compradores e jornalistas estrangeiros."

Paulo Borges aposta que, daqui a dez anos, a moda brasileira terá atingido um novo patamar em termos de mercado e de importância global. "Assim como no passado apostamos na criação de um calendário de moda brasileiro, tenho certeza de que o Brasil pode ser um dos mais importantes lançadores de moda do mundo, principalmente no verão." Ele prevê que, na próxima década, o país poderá exportar seis vezes mais do que hoje. "É claro que isso depende de mudar leis burocráticas, modernizar o varejo, deixar para trás vícios do nosso mercado interno e investir cada vez mais no design nacional", analisa.

Em busca dos novos tempos, a SPFW anunciou uma série de inovações. As principais são a SPFW Preview, evento que começa em maio e no qual os compradores poderão antecipar suas compras das coleções, e o AFWHouse, um salão internacional de negócios. Além disso, a SPFW inaugura novo site no UOL e planeja uma revista mensal. "O frescor das idéias da moda brasileira vai conquistar o mundo", profetiza Borges.

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