Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 16h29

Alemanha devolve ao Egito peças arqueológicas de 3.200 a.C.

Publicidade

da Efe, no Cairo

A Alemanha entregou ao Egito cinco peças arqueológicas que datam ao redor de 3.200 a.C. e que tinham sido roubadas por contrabandistas, informou nesta quinta-feira o ministro da Cultura egípcio, Farouk Hosni.

As peças foram entregues pelos responsáveis da Universidade de Tübingen a uma delegação do Conselho Supremo de Antigüidades que viajou à Alemanha com esse objetivo.

"São cinco partes de um mural que foram arrancadas de uma das paredes do túmulo do faraó Seti 1º, no Vale dos Reis", disse Hosni. O Vale dos Reis está localizado na margem oeste do rio Nilo, em frente à cidade monumental de Luxor, ao sul do Cairo.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antigüidades, o egiptólogo Zahi Hawass, se disse satisfeito com a devolução das peças e explicou que "esse passo foi dado graças à colaboração frutífera existente entre o conselho e a Universidade de Tübingen, que aceitou devolvê-las ao Egito sem impor nenhuma condição".

Hawass assegurou que os cinco pedaços serão depositados no Museu do Egito, à espera de serem recolocados em seu lugar original no túmulo de Seti 1º.

Hosni e Hawass não informaram quando as peças foram roubadas, nem quando a Universidade de Tübingen as recebeu, mas o arqueólogo Ali Asfar, um dos chefes do Conselho de Antigüidades de Luxor, disse à agência Efe que elas foram retiradas do túmulo há cerca de cem anos.

Seti 1º, filho de Ramsés 1º, foi o segundo governante da 19ª Dinastia (1292-1183 a.C.). O faraó foi um militar, como seu pai, e nasceu na região do Delta do Egito.

Seu nome se deve a Seth, deus da guerra, das armas e do Exército, a quem Seti 1º serviu como sacerdote antes de ser soldado.

Leia mais
  • Egito quer que Alemanha devolva o busto da rainha Nefertiti
  • Egito pede aos EUA que devolvam máscara faraônica
  • Arqueólogos descobrem massacre de 4.000 anos no Egito

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre peças arqueológicas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página