Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2006 - 09h00

Oficina homenageia Renée Gumiel; veja outros destaques de dança

Publicidade

da Folha Online

Confira alguns destaques da programação cultural de São Paulo no universo da dança. Para comunicar um evento, utilize o e-mail ilustrada.online@folha.com.br com o título "Sugestão de programação cultural".

Homenagem para Renée Gumiel

Nesta quinta-feira (14), a partir das 21h, o grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona faz uma homenagem à bailarina Renée Gumiel, que morreu no último domingo aos 92 anos. A dançarina e atriz, que pode ser traduzida como a história da dança moderna no Brasil, será relembrada em projeções de trechos inéditos de "Bacantes", "Cacilda!" e "Os Sertões". Também será exibido "Renée Gumiel - A Vida na Pele", documentário de Sergio Roinzenblit e Inês Bogéa.

Divulgação
Francesa Renée Gumiel que começou a carreira de bailarina ao 17 anos, na Inglaterra
Francesa Renée Gumiel que começou a carreira de bailarina ao 17 anos, na Inglaterra
Homenagem 2

O SESCTV exibirá dois programas especiais neste domingo (17) em homenagem à dançarina francesa radicada há quase 50 anos no Brasil. O primeiro, "Renée Gumiel: A Vida Pela Dança", irá ao ar às 20h30. Logo após, às 21h, será apresentado "Renée Gumiel Um Olhar Sobre a Dança Paulista". O SESCTV pode ser acessado pelo Canal 211, da DirecTV; Canal 3, da Sky; Canal 10, da TecSat; Satélite B3, receptor digital, freqüência 3768-v --nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, pelo Canal 92, da Net.

Campos do Jordão

O Ballet Stagium, com "Coisas do Brasil", e Ivaldo Bertazzo, que apresenta o espetáculo "Milágrimas", se apresentam neste fim de semana na segunda edição do Festival dos Mellos, em Campos do Jordão. O evento, que traz ainda os grupos Trem da Viração, Cia. Marize Matias e Djembedon, terá shows musicais, teatro, cinema, exposições de fotografia e oficinas de gastronomia e artes plásticas. A programação completa, de sexta-feira (15) a domingo (17), pode ser conferida no site www.festivaldosmellos.org.br.

Grátis

A renomada bailarina Vera Sala estréia nesta sexta-feira (15), na Galeria Olido (av. São João 473, centro - Tel.: 0/xx/11/3331-7703), a montagem "ImPermanências". Com duração de 50 minutos, a peça pensa na dança não como variação ou combinações de passos, mas como variações de configurações de estados corporais. No espetáculo, a bailarina está envolta por arames que funcionam simultaneamente como contenção e extensão do corpo, "criando um corpo-objeto que está dentro e fora simultaneamente." Com entrada franca, "ImPermanências" fica em cartaz sexta (15) e sábado (16), às 20h, e domingo (17), às 19h.
Divulgação
"(Re)Volta", de Carmen Gomide, tem música executada ao vivo


Dança contemporânea

Na semana seguinte, no mesmo palco, estréia o espetáculo de dança contemporânea "(Re)Volta", nova criação de Carmen Gomide, inspirada nas transformações que essa palavra sofreu ao longo do tempo. Com direção de Mariana Muniz, o solo traz poesia inédita de Alice Ruiz e música especialmente composta por José Luiz Martinez --a trilha será executada ao vivo pelo Quarteto de Cordas Nóbilis e pelo percussionista Joaquim Abreu. "(Re)Volta" poderá ser conferida do dias 22 e 23, às 20h, e 24, às 19h, com entrada gratuita.

Balé da Cidade

O Balé da Cidade de São Paulo apresenta até domingo (17), no Teatro Municipal, a montagem "RG", de Jorge Garcia, e "Perpetuun", de Ohad Naharin. "RG", com música de Radamés Gnatalli e acompanhamento Camerata da Orquestra Sinfônica Municipal, é inspirado na identidade, criatividade e diversidade sonora brasileira do maestro e compositor. No palco, ações cotidianas dos bailarinos se confundem com movimentos dos músicos em suas performances. Já "Perpetuum", no repertório do grupo desde 2003, é um clássico contemporâneo com valsas de Strauss dançado por dezenas de companhias mundo afora. Até sábado, a programação ocorre às 21h e no domingo (17), às 17h.

Reuters
Grupo cubano volta ao Brasil neste ano para dançar "Dom Quixote"
Grupo cubano volta ao Brasil neste ano para dançar "Dom Quixote"
Cuba dança "Dom Quixote"

O Ballet Nacional de Cuba e Alicia Alonso voltam ao Brasil para uma segunda temporada neste ano, desta vez para mostrar exclusivamente o espetáculo "Dom Quixote". Na turnê, que ocorre de 10 de novembro a 15 de dezembro, a companhia tem apresentações garantidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Porto Alegre. Fundada em 1948 como escola privada e tornada estatal em 1959, por Fidel Castro, o Ballet Nacional de Cuba está hoje entre as maiores companhias de balé clássico do mundo.

Salsa no Brasil

De 1º a 4 de novembro ocorre em São Paulo, no Club Homs, o maior evento de salsa da América do Sul, o Congresso Mundial de Salsa do Brasil. Em sua quarta edição, o congresso terá na noite de abertura o show da banda cubana mais importante da história da salsa, Juan Formell e Los Van Van. A programação conta com mais de 50 professores convidados, para aulas e workshops durante o dia; cerca de cem dançarinos de todo o Brasil e do exterior, para apresentações; e oito DJs, que comandam quatro noites de bailes e shows. Os pacotes para participar de toda a programação vão de R$ 180 (para um dia) a R$ 280 (agenda completa). Informações no site www.salsacongress.com.br ou pelos números 0/xx/11/3021-1785 e 0/xx/11/9303-9668.

Leia mais
  • Bailarino israelense dança peça inédita nesta quinta em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre dança em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página