Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 11h15

Oscar encerra inscrição para estrangeiros; Brasil enfrenta "Volver"

Publicidade

da Folha Online
com Efe, em Los Angeles

Com o encerramento, nesta terça-feira (3), do prazo de inscrições de filmes estrangeiros, começa a seleção dos cinco concorrentes da categoria no 79ª edição do Oscar. A mais importante cerimônia de premiação da indústria cinematográfica mundial acontece em 25 de fevereiro do próximo ano --os indicados serão anunciados em 23 de janeiro.

No total, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convidou 83 países para que entrem na competição pela estatueta. Alguns países, entre eles o Brasil, já anunciaram sua presença na festa de gala do cinema; não há, porém, uma lista oficial que confirme o número exato de participantes,

Divulgação
Filme "Cinema, Aspirinas e Urubus" concorre a vaga no Oscar pelo Brasil; saiba mais
Filme "Cinema, Aspirinas e Urubus" concorre a vaga no Oscar pelo Brasil; saiba mais
A Academia mantém a exigência que o filme seja falado em outra língua que não o inglês, mas ele já não precisa ser na língua do país que representa. Outras mudanças nessa sempre polêmica categoria --por causa da sua grande diversidade-- afetam o processo de seleção.

Agora, a pré-seleção incluirá também os membros da Academia em Nova York e contará com dois comitês prévios, um de voluntários, do qual sairão nove favoritos, e um segundo grupo que se encarregará de reduzir o número a cinco candidatos.

O Brasil selecionou "Cinema, Aspirinas e Urubus", longa-metragem de estréia de Marcelo Gomes, que concorreu à indicação com outras 14 produções. O filme já recebeu mais de 40 prêmios em diversos festivais, entres eles o 21º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, o 10º Festival de Cinema Latino-americano de Lima, a 29ª Mostra BR e o Festival de Cannes.

Na história, que se passa em 1942, o ator alemão Peter Ketnath vive o mascate germânico que percorre o sertão nordestino vendendo aspirinas em um caminhão e acompanha por rádio o drama da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ele faz dupla com o baiano João Miguel, que vive o sertanejo Ranulpho --na Mostra BR 2005, ele ganhou o prêmio de melhor ator, escolhido pelo júri internacional.

Concorrentes

Divulgação
Filme "Volver" é protagonizado pelas atrizes Penélope Cruz, Lola Dueñas e Carmen Maura
Filme "Volver" é protagonizado pelas atrizes Penélope Cruz, Lola Dueñas e Carmen Maura
Entre os que disputam a vaga com o Brasil está o elogiado "Volver", de Pedro Almodóvar, que recebeu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes. Almodóvar já venceu o Oscar duas vezes. Em 2000 levou a estatueta de filme estrangeiro por "Tudo Sobre Minha Mãe" e três anos depois ficou com o prêmio de roteiro original por "Fale com Ela".

Em "Volver", Raimunda (Penélope Cruz) e Sole (Lola Dueñas) se vêem às voltas com a mãe, a atriz Carmen Maura, num personagem-fantasma chamado Irene. Assim, um triângulo feminino é a peça-chave do diretor espanhol na trama sobre relações familiares.

Além da de melhor filme estrangeiro, "Volver" aparece nas apostas como melhor filme, melhor diretor e melhor atriz, para Penélope Cruz.

A França concorre com "Fauteuils D'Orchestre". Dirigido por Daniele Thompson, filha do diretor Gérard Oury, e com roteiro de seu filho Christopher Thompson, o filme narra a história de uma mulher do povo que encontra um trabalho como garçonete na prestigiosa Avenida de Montaigne em Paris.

Divulgação
Fime mexicano "El laberinto del fauno", de Guillermo del Toro, reatrata mundo onírico
Fime mexicano "El laberinto del fauno", de Guillermo del Toro, reatrata mundo onírico
O México, por sua vez, indicou "El laberinto del fauno", de Guillermo del Toro, protagonizado por Ivana Baquero --vive uma menina que encontra um ser mítico em um bosque encantado. O filme foi um dos favoritos no último Festival Internacional de Cannes e sua história fantástica, que tem o pós-guerra espanhol como cenário, é uma das estréias mais esperadas nos EUA, que acontece no dia 29 de dezembro.

A Itália, país com maior número de estatuetas na categoria de filme estrangeiro, indicou o filme "Nuovomondo" ("Golden Door"/ "Novo Mundo"), de Emanuele Crialese, sobre o êxodo de uma família siciliana aos EUA no começo do século 20. Já Portugal selecionou "Alice", longa de estréia do cineasta Marco Martins que tem o ator de Nuno Lopes, que já atuou na Globo, como um dos protagonistas.

Na China, não houve surpresa e o último filme de Zhang Yimou, o diretor chinês mais popular no Ocidente, foi o escolhido para representar o país.

Divulgação
"A Maldição da Flor Dourada", de Zhang Yimou, tem como atriz principal sua ex-mulher Gong Li
"A Maldição da Flor Dourada", de Zhang Yimou, tem como atriz principal sua ex-mulher Gong Li
"A Maldição da Flor Dourada" tem como atriz principal sua ex-companheira Gong Li, que trabalhou com ele nos anos 80 e 90. Três filmes de Zhang Yimou já disputaram o Oscar de melhor filme estrangeiro --"Amor e Sedução" em 1990, "Lanternas Vermelhas" em 1991 e "Herói" em 2002.

Hong Kong apresentará como candidato ao Oscar "O Banquete", último trabalho de Feng Xiaogang. O filme é inspirado em "Hamlet", de Shakespeare.

Cuba e Colômbia indicaram seus filmes com melhor desempenho nas bilheterias, "El Benny" e "Soñar no cuesta nada", respectivamente.

Outros países apostam em filmes totalmente internacionais, como é o caso da produção luxemburguesa "Your Name is Justine", dirigida pelo venezuelano Franco de Peña e falado em inglês, alemão e polonês; e o canadense "Water", de Deepha Mehta, falado em hindi (língua falada na Índia) .

Leia mais
  • Representante português no Oscar tem ex-ator da Globo
  • Filme de Guilhermo del Toro vai disputar vaga no Oscar pelo México
  • Espanha escolhe filme de Almodóvar para concorrer ao Oscar
  • Brasil indica 'Cinema, Aspirinas e Urubus' para disputar vaga no Oscar

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página