Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 18h31

Jornalista cultural elogia filmes nacionais e elege mico da Mostra

Publicidade

da Folha Online

Para o jornalista Leonardo Cruz, 29, editor-assistente da Ilustrada, o Brasil está fazendo bonito nesta 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Cruz participou nesta quinta de bate-papo da Folha sobre a programação do evento, que começou na última sexta-feira.

"Acho que a Mostra acertou ao colocar vários filmes nacionais em horários mais nobres, de maior público", comentou. Segundo Cruz, "os filmes nacionais em cartaz são muito bons, como 'O Céu de Suely' e 'O Cheiro do Ralo'". Outro filme que, segundo ele, merece ser visto é "O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger. "É um grande filme. Um dos melhores brasileiros do ano."

Folha Imagem
Jornalista Leonardo Cruz falou sobre a Mostra de SP
Jornalista Leonardo Cruz falou sobre a Mostra de SP
O jornalista também opinou sobre o que há de mais interessante vindo de fora do país. "De memória, indico: "O Crocodilo", "Still Life" e "A Scanner Darkly". 'O Crocodilo' é um excelente filme do Nanni Moretti. É uma sátira ao Berlusconi e, em termos de estilo, lembra os filmes anteriores de Moretti, como 'Aprile' e 'Caro Diário'."

Segundo o jornalista cultural, também merecem atenção os lançamentos em documentário, que ganham força com advento das câmera digitais. "Os EUA contra John Lennon, que abriu a mostra, é sensacional. As cenas de arquivo de Lennon são impressionantes. Hoje vi outro muito bom, The Bridge, sobre o alto número de pessoas que se suicidam da Golden Gate de San Francisco."

Cruz também elegeu o que, para ele, é o mico da Mostra até agora. "Meu principal candidato até agora é 'Maquilapolis', um documentário muito fraco", diz, referindo-se a um filme sobre trabalhadoras de Tijuana, no México. Nesta sexta-feira, o blog Ilustrada no Cinema na Folha Online, coordenado pelo jornalista, vai comentar os piores da Mostra.

O blogueiro também negou, em seu bate-papo, que apenas filmes difíceis tenham espaço em eventos como a Mostra. Segundo Cruz, para se destacar não precisa ser "cult". "Basta ser um bom filme." Participaram do bate-papo desta quinta-feira 108 pessoas, segundo o UOL.

Jornalista de formação, Leonardo Cruz está na Folha desde 1997, quando começou na Ilustrada. Já foi correspondente em Londres e editor-assistente em Brasil e em Mundo. Desde janeiro de 2005, é editor-assistente da Ilustrada, onde, esporadicamente, escreve críticas e reportagens sobre cinema. Assina ainda o blog Ilustrada no Cinema na Folha Online.

Leia mais
  • Confira a íntegra do bate-papo com Leonardo Cruz
  • Confira o blog "Ilustrada no Cinema"
  • Leia os últimos textos de Leonardo Cruz na Folha (Só assinantes)
  • Sátira a Berlusconi, "O Crocodilo" vai além da polêmica

    Especial
  • Confira a cobertura completa da Mostra de Cinema de São Paulo
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página