Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2007 - 14h19

Glamour das estrelas invade 57º Festival de Cinema de Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Jennifer López, Clint Eastwood, Robert De Niro, Gérard Depardieu, Matt Damon, Cate Blanchett, Judi Dench e Antonio Banderas estarão neste ano no 57º Festival Internacional de Cinema de Berlim, que verá desfilar sobre o tapete vermelho muitas estrelas, segundo o diretor do evento, Dieter Kosslick.

O impacto da globalização e as tentativas de recriar a Segunda Guerra Mundial são os principais temas do festival. Também virão para esta edição Lauren Bacall, Isabella Rossellini, Emanuelle Beart e Richard Gere.

Os cineastas selecionados para o festival deste ano querem falar sobre o isolamento do indivíduo devido aos sistemas de opressão e seu heroísmo cotidiano, explicou Kosslick, que afirmou que os 26 filmes da sessão oficial são dramas épicos de dimensão humana.

"Pegue por exemplo o filme de Clint Eastwood, que mostra os diferentes pontos de vista de indivíduos que vivenciaram esses acontecimentos, acho fascinante", disse Dieter Kosslick.

"Cartas de Iwo Jima", fora da disputa da sessão oficial, narra a Segunda Guerra Mundial e a sangrenta batalha do Pacífico do ponto de vista japonês. É a continuação de "A Conquista da Honra", que conta a mesma história, mas pela perspectiva americana.

Outros filmes sobre a Segunda Guerra Mundial são 'O Bom Pastor", segunda produção de Robert De Niro como diretor, depois de "Desafio no Bronx", e "O Segredo de Berlim", de Steven Soderbergh.

Em "O Bom Pastor", De Niro narra a história de um jovem idealista formado em Yale que é recrutado pelo serviço de inteligência militar dos Estados Unidos na década de 40. Os protagonistas são interpretados pelo próprio De Niro, Matt Damon e Angelina Jolie.

Também competindo na sessão oficial, "O Segredo de Berlim", com George Clooney, narra a história de um jornalista americano que se vê envolvido num assassinato em Postdam, nos arredores de Berlim, no período pós-guerra, e reencontra um antigo amor (Cate Blanchet).

A co-produção germano-austríaca "Die Faelscher" ("Os Falsificadores") conta a verdadeira história de uma operação nazista no campo de concentração de Sachsenhausen (perto de Berlim) para falsificar notas de libras esterlinas com o objetivo de arruinar a economia britânica.

Um documentário, rodado em nove países, narrado por Nicole Kidman fala da vida do "caçador de nazistas" Simon Wiesenthal. A estréia mundial será no festival.

Kosslick disse que a temática da Segunda Guerra Mundial não tinha sido planejada. "Por outro lado, é provável que não seja coincidência que esses filmes tenham sido realizados simultaneamente em todo o mundo", afirmou Dieter.

"Acho que se deve confrontar essa história, porque continua se repetindo em novas guerras, e os artistas de todo o mundo têm se encarregado disso", completou.

Kosslick citou o filme israelense "Beaufort", que fala sobre os dramas vivenciados pela última unidade do Exército aquartelada no sul do Líbano antes da retirada de Israel em 2000, como uma nova visão do infernal conflito do Oriente Médio. "Assim mesmo não aprendemos as lições do passado", disse o diretor do festival.

Os efeitos da globalização, que priva os indivíduos de seus empregos e destrói culturas inteiras, é outro dos grandes temas do 57º Festival de Berlim, segundo Kosslick.

A produção independente "When a Man Falls in the Forest", com Sharon Stone, analisa o isolamento da população de uma pequena cidade nos Estados Unidos, enquanto que em "Bordertown" Jennifer López interpreta uma ambiciosa jornalista que arrisca sua vida para investigar uma série de assassinatos de trabalhadoras mexicanas em Ciudad Juárez, na fronteira mexicana.

O Brasil será representado na disputa pelo Urso de Ouro pelo filme "O Ano em que meus Pais Saíram de Férias", do diretor Cao Hamburguer.

Leia mais
  • Festival de Berlim seleciona mais um filme brasileiro
  • Filme de Chico Teixeira representa o Brasil no Festival de Berlim
  • Wim Wenders será homenageado no Festival de Berlim
  • Antonio Banderas e Jennifer López estarão na Berlinale
  • Festival de Berlim abrirá com "La Vie en Rose", sobre Edith Piaf

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página