Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2007 - 18h39

Ministro Hélio Costa revoga concessão de TV à Igreja Renascer

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, decidiu revogar hoje a autorização concedida na última segunda-feira para mais uma retransmissora de TV à Igreja Renascer em Cristo.

A autorização, em caráter temporário, havia sido aprovada em favor da Ivanov Comunicação e Participações Ltda. (empresa registrada no mesmo endereço da sede administrativa da igreja) a retransmitir em Vila Velha (ES) os sinais gerados pela Fundação Evangélica Trindade, concessionária do canal 53 em São Paulo (da igreja Renascer) --conforme informou, nesta quarta-feira, o colunista da Folha Daniel Castro (a coluna está disponível para assinantes da Folha e do UOL).

O ministro, que voltou de férias na segunda-feira, dia em que a autorização da retransmissora foi publicada no Diário, admitiu que foi alertado ontem de que a Ivanov era ligada à Renascer --cujos líderes, Sônia Haddad Hernandes e Estevan Hernandes, foram detidos no início do mês, nos Estados Unidos, acusados de entrada ilegal de dinheiro e falso depoimento. No Brasil, o qual vem pedindo pela extradição do casal, Sônia e Estevam são acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.

Segundo Costa, a decisão de revogar a autorização foi tomada a fim de "zelar pelo bem público", uma vez que "a Fundação está sob suspeita".

Ele explicou que o processo da Ivanov atendeu aos procedimentos legais previstos na legislação, inclusive com realização de consulta pública, mas disse que seria melhor revogar a autorização enquanto as denúncias são apuradas. "Normalmente fazemos um procedimento de consulta interna de quem é que está pedindo. Mas, infelizmente, são 40 mil processos no ministério. Cada dia fica mais difícil entrar no detalhe, e saber rigorosamente o que tem por trás de qualquer coisa", admitiu Costa.

A portaria cancelando a autorização chegou a ser encaminhada ontem para o Diário Oficial da União, mas a sua publicação, segundo Costa, ficou para esta quinta-feira. A Ivanov possui no Ministério das Comunicações outros três pedidos de autorização para retransmissão de TV --em Divinópolis (MG), Limeira e Ribeirão Preto (SP).

Leia mais
  • Governo federal dá canal de TV à Igreja Renascer
  • Justiça dos EUA adia primeira audiência de fundadores da Renascer
  • Foto de Sônia está no site da polícia dos EUA; veja
  • Justiça fecha 7 igrejas da Renascer nos EUA
  • TJ-SP nega habeas corpus que tentava barrar extradição de casal da Renascer
  • Saiba mais sobre os fundadores da Igreja Renascer
  • Saiba mais sobre a Igreja Renascer em Cristo

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a prisão na Renascer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página