Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 19h47

Globo esnoba Record e tenta reconquistar espaço em SP

Publicidade

DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online

Pela primeira vez desde sua criação (1965), a TV Globo divulgou lançamentos de sua grade anual em uma única tacada. A emissora carioca se deslocou à capital paulista, nesta terça (3), para o anúncio das ditas "novidades de 2007". A movimentação tem como foco retomar o espaço perdido para a Record na mídia paulistana nos últimos meses.

Com uma grade que conserva o principal do esqueleto de 2006, não sobrou muito para a Globo exibir em termos de inovação de conteúdo, além dos costumeiros retornos de férias ("Casseta e Planeta", "Linha Direta" etc) e um projeto de microséries no estilo de "Hoje é Dia de Maria" --o chamado "Quadrante".

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
Octávio Florisbal, diretor-geral da Globo, <br>em evento realizado em São Paulo
Octávio Florisbal, diretor-geral da Globo,
em evento realizado em São Paulo
"A Globo sempre apresenta seus lançamentos separados, um a um. Mas a idéia aqui é vender a grade inteira", disse o mestre-de-cerimônias Zeca Camargo, no hotel Grand Hyatt (zona sul de SP). O anúncio da grade requentada, no entanto, não era o principal alvo da TV da família Marinho.

Segundo relatório do Ibope Telereport obtido pela Folha Online, a Record aumentou em 18% sua audiência na Grande SP nos três primeiros meses deste ano. Já a Globo, perdeu 6% no Ibope.

A emissora carioca continua líder absoluta e incontestável (tem 19,9 pontos no primeiro trimestre de 2007, enquanto a Record ficou com 6,8). Ainda assim, o slogan "A caminho da liderança" da emissora da Igreja Universal perde, aos poucos, o verniz de provocação megalomaníaca.
Divulgação
Novela "Vidas Opostas" já conseguiu superar desempenho da Globo no ranking da audiência
Novela "Vidas Opostas" já conseguiu superar desempenho da Globo no ranking da audiência


"A palavra liderança está sendo mal usada", replicou no evento desta terça Anco Saraiva, diretor da Central Globo de Marketing. Em mais de duas horas de exposição, o nome da emissora da Barra Funda não foi sequer citado --referiu-se à Record como "Rede C" e ao SBT como "Rede B".

Em algumas declarações, o alvo era óbvio. O diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal, chegou a dizer que a Globo vai investir mais no seu banco de artistas, "que vem sendo assediado pela concorrência." Funcionários e ex-funcionários da Globo, como Toni Garrido, Eduardo Lago e Patrícia Travassos, fecharam contrato com a Record no último mês.

Walter Zagari, vice-presidente comercial da emissora paulista, já afirmou que até 2009 a Record terá mais espectadores do que a Globo. Previsão ou mera provocação, a Globo não quer pagar para ver --e já se movimenta.

Leia mais
  • Comentário: Record obriga Globo a pegar a ponte aérea
  • Prazo do governo para TV digital é "otimista demais", diz Globo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Globo
  • Leia o que já foi publicado sobre a Record
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página