Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2003 - 09h34

Saiba escolher entre modelos convencionais de câmeras digitais

da Folha de S.Paulo

Ao comparar as máquinas fotográficas digitais disponíveis no mercado (veja alguns modelos no quadro acima), a característica que geralmente se destaca é a resolução, medida em megapixels (milhões de pontos). Embora seja desejável, a maior quantidade de Mpixels nem sempre é relevante e não é o único fator a influenciar a qualidade das fotos registradas pela câmera.

Para guardar as imagens no PC ou transmiti-las por e-mail, uma resolução entre 0,7 e 1 Mpixel é mais do que suficiente. Se você pretende imprimir fotos no tamanho normal (10x15 cm), prefira um modelo com pelo menos 1,22 Mpixel. Para gerar impressões grandes (20x30 cm), o ideal é que a máquina tenha entre 2 e 2,8 Mpixels.

Resoluções acima desse nível não produzem grande impacto na qualidade de imagem obtida por câmeras amadoras: elas só têm utilidade se você quiser empregar efeitos especiais, como ampliar uma região de uma foto antes de imprimi-la.

Evite as máquinas híbridas: esses modelos, que geralmente custam cerca de R$ 500 e também desempenham as funções de webcam _câmera de internet_, costumam apresentar má qualidade de imagem, mesmo quando prometem resolução razoável (há modelos acima de 0,7 Mpixel).

A quantidade de memória da câmera é extremamente importante, pois determina o número de imagens que ela consegue armazenar. Se você pretende tirar fotos em viagens, escolha um modelo que aceite cartões de memória externos. Do contrário, você não poderá registrar mais cenas sem antes descarregar em um PC as imagens já gravadas, o que pode ser um problema.

Para ter uma idéia da capacidade das máquinas, saiba que cada imagem de 1,22 Mpixel (1.280x960 pontos) ocupa cerca de 320 Kbytes, mas uma foto de 1,92 Mpixel (1.600x1.200 pontos) pode superar 800 Kbytes. (Os números exatos variam conforme o modelo da câmera.)

Recuse modelos que não tenham flash ou visor de cristal líquido, pois esses dois componentes são vitais para a qualidade das imagens. O visor abrevia a duração das baterias, mas permite que você veja suas fotos na hora.

Não se impressione com o zoom digital das câmeras, pois ele é ruim: o zoom que realmente interessa é o óptico, que não estraga a qualidade das fotos.

O ideal é que a câmera adote pilhas recarregáveis AA, pois elas podem ser trocadas por alcalinas comuns em caso de emergência. Infelizmente, alguns modelos usam baterias especiais, que são incompatíveis com as pilhas comuns. Se for o caso, vale comprar uma bateria adicional.

Leia mais
  • Conheça o novo sistema X3
  • Camadas de silício absorvem três cores
  • Inventor do sistema revela seus sonhos
  • Olho humano inspirou desenvolvimento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página