Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2003 - 08h15

Câmera oculta se mostra on-line

Publicidade

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Dois tipos de instantâneo pessoal fazem sucesso em emissoras de TV de todo o mundo: os programas de câmeras escondidas --conhecidos por aqui como pegadinhas-- e os reality shows. A intenção é criar uma situação engraçada, tensa ou comovente.

O pioneiro é o "Candid Camera" (www.candidcamera.com), sucesso há décadas nos EUA. Não há diferenças entre o que conhecemos por aqui: atores contratados colocam anônimos em situações constrangedoras.

Na seção "Videoteca" do site da Rede TV! (www.redetv.com.br), as pegadinhas transmitidas pela emissora fazem parte do arquivo.

Os reality shows são mais recentes. Consistem em forçar uma determinada situação e filmá-la. O pioneiro foi o "Survivor" (sobrevivente, em inglês), produzido pela americana CBS. É possível acompanhar o programa pela internet em www.cbs.com/primetime/survivor7 (para ver as versões anteriores, substitua o sete pelo número da versão desejada).

No Brasil, o reality show de maior sucesso é o "Big Brother", da Rede Globo. Para ver imagens das versões anteriores do programa, acesse bbb.globo.com. Veja cenas do programa norueguês, que segue a mesma receita, em www.bigbrother.no. Assista também à nova edição do programa do gênero, que já teve produção nacional, o "Temptation Island" ("Ilha da Sedução", do SBT), em www.temptationonfox.com.

Leia mais
  • Sites têm fotos de famosos presos e sem maquiagem
  • Fotos são distorcidas por autores
  • Retratos saem em fotoblogs
  • Flagrantes são registrados por escrito
  • Programas modificam retratos digitais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página