Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2003 - 09h21

Elimine os pop-ups da tela do seu computador

Publicidade

ALEXANDRE MANDL
da Folha de S.Paulo

As propagandas colocadas na forma de imagem em meio ao conteúdo de um site, os banners, já não satisfazem mais muitos anunciantes. O recurso mais utilizado agora por empresas de propaganda é a janela pop, o pop-up. Segundo a empresa de propaganda PlanetFeedback, somente os portais americanos usaram 7,3 bilhões de pop-ups em julho deste ano para promover seus clientes.

O número pode assustar, mas o usuário não precisa se preocupar. Para aqueles cujo provedor de internet não oferece programas próprios, existem ferramentas gratuitas ou pagas para se defenderem das janelas publicitárias que volta e meia saltam as vistas dos internautas. Entre as opções estão o StopZilla, a barra de ferramentas do Google, alguns navegadores de internet e os próprios programas de pacotes de segurança lançados neste ano.

Quem prefere utilizar programas de múltiplas funções, o Google Toolbar (toolbar.google.com) é uma opção. O programa gratuito bloqueia todas as janelas pop e ainda oferece campo de busca, acesso direto ao Blogger e outras opções. Só funciona em Windows e no Internet Explorer.

A segunda alternativa gratuita mais popular é o StopZilla (www.stopzilla.com). O software não se resume a parar os pop-ups. Elimina qualquer tipo de arquivo intruso que chega da internet como cookies e arquivos espiões de informações, os spywares.

Os navegadores de internet também cumprem o papel de cortar as janelas pop. A primeira empresa que instalou no seu navegador a opção foi a Opera (www.opera.com). O programa da companhia, o Opera, bloqueia janelas desde a versão sete através da configuração dos seus menus. A versão registrada do software norueguês custa US$ 29. O Mozilla (www.mozilla.org) também elimina o problema automaticamente com o ajuste das suas configurações. É livre e funciona em qualquer sistema operacional.

Já na lista de pacotes de segurança, o usuário tem entre as alternativas mais novas no Brasil o Norton Internet Security 2004, da Symantec. O firewall que acompanha o produto se encarrega de bloquear todas as janelas no Microsoft Internet Explorer.

Leia mais
  • Saiba evitar assédio virtual a seu micro
  • Vírus chega sem aviso prévio ao computador
  • Software anti-spam vira luz no fim do túnel
  • Veja se o seu e-mail não virou alvo de spams
  • Programas trancam o seu micro para estranhos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página