Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2003 - 09h04

Interação on-line chega à vida real

Publicidade

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha de S.Paulo

A internet está repleta de movimentos e esportes que fazem com que as pessoas --ainda que não se encontrem-- tenham algum contato entre si no mundo real. É o caso, por exemplo, do bookcrossing, um movimento que incentiva os internautas a abandonar livros em locais públicos para que outras pessoas os encontrem.

A proposta é que, depois de terem sido lidas, as obras voltem a ser "esquecidas" para que outros leitores dêem continuidade ao jogo. O www.bookcrossing.com mantém um banco de dados com os passos dos livros abandonados e comentários de seus leitores.

Outra brincadeira do gênero é a phototag. No www.phototag.com, anônimos publicam imagens feitas com máquinas fotográficas deixadas pelas ruas. O site inspirou a criação do bookcrossing.

Já o "geocaching" é uma espécie de caça ao tesouro mais moderna. O tesouro (um pote ou caixinha contendo algum objeto) é chamado cache. E as pistas deram lugar ao uso do GPS (Global Positioning System). Quando o jogador chega a algum cache, assina o livro que está junto ao tesouro, pega o prêmio e o substitui por outro. E registra o feito em www.geocaching.com.

Leia mais
  • Projeto "hi-tech" quer criar amostra organizada do mundo
  • Brasileiro também caça confluências
  • Projeto ganhou utilidade, diz seu fundador
  • Entenda como funciona o GPS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página