Publicidade
Publicidade
11/08/2004
-
10h05
THÉO AZEVEDO
especial para a FOLHA
Desde a semana passada, o mundo do entretenimento eletrônico está em verdadeira polvorosa com o lançamento de Doom 3, um dos jogos mais aguardados de todos os tempos e que, após quase quatro anos em desenvolvimento, chegou às lojas dos EUA.
Antes disso, Doom 3 já havia sido baixado, ilegalmente, mais de 50 mil vezes via internet, um prejuízo estimado em milhões de dólares para a id Software --o game custa cerca de US$ 55, nos EUA, e a empresa afirma ter investido entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões no desenvolvimento.
Mesmo com a pirataria à solta, a chegada de Doom 3 deve dar novo fôlego às vendas de jogos para PC, que caíram de um total de US$ 1,4 bilhão, há dois anos, para aproximadamente US$ 1 bilhão neste ano.
De acordo com Gary Cooper, analista do Banc of America Securities, até o final de setembro a Activision, distribuidora de Doom 3, deve comercializar cerca de 800 mil cópias do jogo no mundo.
A previsão se deve ao sucesso histórico da série, que se tornou um divisor de águas no gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, e à mística que se criou em torno da nova versão, cujo lançamento foi adiado pelo menos duas vezes.
Em Doom 3, ambientado no século 22, o jogador assume o papel de um fuzileiro naval enviado a uma estação de pesquisa em Marte invadida por criaturas vindas direto do inferno. A série deve servir de inspiração para um filme, da Universal Pictures, que deve estrear em 2005.
E o game mobiliza fanáticos de todo o mundo: um torneio de Doom 3 aconteceu em Helsinki, na Finlândia, em 6 e 7 de agosto, apenas três dias após o lançamento do jogo nos Estados Unidos.
No Brasil, uma festa-game para os apreciadores do jogo já tem data marcada: é o Doom's Day, em 20 de agosto, uma semana antes do lançamento oficial no país.
Até a conclusão desta edição, o valor da inscrição não havia sido definido, mas os participantes terão direito a uma cópia de Doom 3, camiseta e bandana. Além disso, serão sorteados vários brindes durante o evento, que começa na sexta-feira e só acaba no domingo, em São Paulo. Para saber mais detalhes sobre o Doom's Day, acesse www.marketingcell.com.br/doomiii.
Leia mais
Enredo de Doom 3 é batido, mas visual compensa
Novo Doom exige micro potente para funcionar
Half-Life 2 deverá ser o maior rival de Doom
Especial
Arquivo: leia mais notícias sobre videogames
Doom 3 chega às lojas e agita mercado de jogos
Publicidade
especial para a FOLHA
Desde a semana passada, o mundo do entretenimento eletrônico está em verdadeira polvorosa com o lançamento de Doom 3, um dos jogos mais aguardados de todos os tempos e que, após quase quatro anos em desenvolvimento, chegou às lojas dos EUA.
Reuters |
Cena do game "Doom 3" |
Antes disso, Doom 3 já havia sido baixado, ilegalmente, mais de 50 mil vezes via internet, um prejuízo estimado em milhões de dólares para a id Software --o game custa cerca de US$ 55, nos EUA, e a empresa afirma ter investido entre US$ 15 milhões e US$ 20 milhões no desenvolvimento.
Mesmo com a pirataria à solta, a chegada de Doom 3 deve dar novo fôlego às vendas de jogos para PC, que caíram de um total de US$ 1,4 bilhão, há dois anos, para aproximadamente US$ 1 bilhão neste ano.
De acordo com Gary Cooper, analista do Banc of America Securities, até o final de setembro a Activision, distribuidora de Doom 3, deve comercializar cerca de 800 mil cópias do jogo no mundo.
A previsão se deve ao sucesso histórico da série, que se tornou um divisor de águas no gênero de jogos de tiro em primeira pessoa, e à mística que se criou em torno da nova versão, cujo lançamento foi adiado pelo menos duas vezes.
Em Doom 3, ambientado no século 22, o jogador assume o papel de um fuzileiro naval enviado a uma estação de pesquisa em Marte invadida por criaturas vindas direto do inferno. A série deve servir de inspiração para um filme, da Universal Pictures, que deve estrear em 2005.
E o game mobiliza fanáticos de todo o mundo: um torneio de Doom 3 aconteceu em Helsinki, na Finlândia, em 6 e 7 de agosto, apenas três dias após o lançamento do jogo nos Estados Unidos.
No Brasil, uma festa-game para os apreciadores do jogo já tem data marcada: é o Doom's Day, em 20 de agosto, uma semana antes do lançamento oficial no país.
Até a conclusão desta edição, o valor da inscrição não havia sido definido, mas os participantes terão direito a uma cópia de Doom 3, camiseta e bandana. Além disso, serão sorteados vários brindes durante o evento, que começa na sexta-feira e só acaba no domingo, em São Paulo. Para saber mais detalhes sobre o Doom's Day, acesse www.marketingcell.com.br/doomiii.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Novo acelerador de partículas brasileiro deve ficar pronto até 2018
- Robôs que fazem sexo ficam mais reais e até já respondem a carícias
- Maratona hacker da ONU premia app que conecta médico a pacientes do SUS
- Confira lista de feeds do site da Folha
- Facebook e Google colaboram para combater notícias falsas na França
+ Comentadas