Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2005 - 13h37

Americanos usam a internet para encontrar vítimas do Katrina

Publicidade

da Folha Online

Nesta semana, a internet foi invadida por recados de usuários que procuram amigos, parentes e conhecidos residentes em áreas afetadas pelo Katrina --o furacão passou pelo sul dos Estados Unidos, onde pode ter deixado milhares de mortos.

"Eu preciso muito encontrar meu pai", diz um post (recado) no site Craigslist.com, geralmente utilizado por aqueles que querem comprar ou vender itens. A seção do site "achados e perdidos de Nova Orleans", que de acordo com o jornal "The New York Times" é pouco visitada, ficou cheia nesta quarta-feira.

Ava Dezara, 31, a autora do recado, não sabe se esses pequenos textos estão sendo lidos, pois há "toneladas deles" espalhadas pela internet. "Tive notícias de minha irmã, mas ainda não sabemos do paradeiro do meu pai [que mora em Nova Orleans]", disse.

Esse tipo de publicação tornou-se comum nos últimos tempos, sendo realizada depois de tragédias como o 11 de setembro e o tsunami. Além de procurar entes queridos, os internautas também divulgam o endereço daqueles que precisam de ajuda.

"Por favor, ajudem. Entre 400 e 500 pessoas estão presas em uma igreja e precisam de ajuda. Elas não têm comida e estão cercadas por água", diz um post colocado nesta quarta no site www.nola.com, que tem notícias de Nova Orleans.

Trang Nguyen, 28, escreveu o recado depois de tentar, sem sucesso, contatar autoridades locais. "Usei a internet, porque esse foi o único meio que encontrei", disse ao "The New York Times".

Algumas pessoas também aproveitam a tragédia para obter vantagens. "Lhe darei abrigo gratuito em Nova York e pagarei para você chegar até aqui, caso seja uma mulher atraente que perdeu tudo com o furacão", diz no Craigslist um internauta de 25 anos. No final da mensagem, ele pede: "por favor, mande fotos."

Leia mais
  • Área afetada pelo Katrina recebe apenas 10% das ligações feitas no Brasil
  • Caos e violência marcam retirada de vítimas de Nova Orleans
  • Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA sobem em 3.000 na semana
  • Doenças preocupam nas áreas atingidas pelo furacão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Katrina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página