Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2005 - 13h16

Praga virtual "arranca" confissão de pedófilo alemão

Publicidade

da Folha Online

Um pedófilo alemão de 20 anos se entregou para a polícia depois de receber uma mensagem fraudulenta, que continha uma versão do vírus Sober. O e-mail escrito em alemão enganou o acusado, pois imitava um comunicado da polícia --segundo o texto, o destinatário estava sob investigação.

"O fato mostra que os vírus não são sempre destrutivos", afirmou nesta terça-feira o porta-voz da polícia de Paderborn. "A praga nos ajudou a identificar um criminoso, que poderia continuar agindo sem nosso conhecimento", continuou.

A mensagem não especificava o tipo de crime supostamente cometido. "Identificamos seu endereço IP em mais de 30 sites ilegais. Por favor, responda às nossas questões. A lista com perguntas está em anexo", diz uma mensagem fraudulenta parecida com aquela recebida pelo alemão.

Este tipo de estratégia é freqüentemente utilizado por piratas virtuais. Os textos acusam o destinatário de algum crime --como pirataria de software-- e pedem que a vítima em potencial clique em um link malicioso para obter mais informações. Quando segue as instruções, o internauta instala em seu PC um programa que pode roubar senhas, por exemplo.

Neste caso registrado na Alemanha, o código responsável pelo ataque era o Sober.Z --segundo a empresa de segurança Sophos, ele foi o mais ativo de novembro, com 42,9% das infecções. Quando ataca uma máquina, o código compromete os programas de segurança, deixando o PC vulnerável.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Número de pragas virtuais cresce 48% em 2005
  • Compra de Natal na internet pede atenção redobrada
  • Windows fica vulnerável 56 dias durante o ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pragas virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página