Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 11h20

China gasta US$ 1 bilhão com propriedade intelectual

Publicidade

da Efe, em Pequim

As empresas chinesas perderam mais de US$ 1 bilhão nos últimos cinco anos em disputas sobre a propriedade intelectual com firmas estrangeiras, informou hoje a agência estatal Xinhua.

"Certas disputas sobre propriedade intelectual foram devastadoras para alguns setores industriais chineses, e as empresas nacionais tiveram que pagar um preço muito alto", disse Xu Guanhua, ministro de Ciência e Tecnologia.

A polêmica afetou sobretudo a indústria automobilística e a de produtos eletrônicos, como televisões, câmeras digitais e aparelhos de DVD.

Segundo Xu, a China está em uma situação "desanimadora" na proteção de seus direitos da propriedade intelectual. A maioria das empresas não registra suas invenções, que acabam sendo patenteadas por estrangeiros.

Apesar dos avanços tecnológicos da China nos últimos anos, menos de 1% das empresas chinesas pede registro das suas patentes, explicou.

Desde 2001, quando o país entrou para a OMC (Organização Mundial do Comércio), as empresas estrangeiras aceleraram o registro de patentes de tecnologias já existentes no mercado, além de outras também novas.

Segundo o ministro, as empresas estrangeiras possuem a grande maioria das patentes do país, sendo quase todas de alta tecnologia. Assim, as companhias chinesas são obrigadas a pagar de 20% a 40% do preço de cada telefone celular ou computador ao proprietário da patente estrangeira.

"As empresas chinesas não conseguem liderar o processo de inovação nacional como deveriam", disse o ministro. Em termos mundiais, ele também considerou a situação lamentável, com 90% das patentes nas mãos de países desenvolvidos.

Segundo as últimas estatísticas disponíveis, a atividade de pesquisa e desenvolvimento representa apenas 0,71% dos orçamentos das empresas estatais chinesas.

Leia mais
  • China lança campanha de proteção da propriedade intelectual
  • Representante dos EUA critica ação da China no combate à pirataria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre propriedade intelectual
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página