Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2006 - 13h54

Yahoo! pede ajuda aos EUA para operar na China

Publicidade

da Folha Online

O Yahoo! afirmou nesta quinta-feira estar buscando o apoio do governo norte-americano para ter mais liberdade na China. Neste país, conhecido pelo rígido controle à internet, as empresas têm de sujeitar suas operações a rígidas leis.

No mês passado, o Yahoo! foi acusado de colaborar com autoridades chinesas na prisão de um blogueiro. Terry Semel, diretor-executivo da organização, afirmou que as empresas com operação na China não têm outra escolha; elas devem obedecer o governo local.

No início deste ano, o Google fez uma alegação parecida. "Para operarmos na China, tivemos de remover informações disponíveis no Google.cn, obedecendo às leis, regras e políticas locais. Apesar de esta ação não estar de acordo com nossa missão, deixar de oferecer o serviço seria ainda pior", justificou Andrew McLaughlin, do conselho de políticas do Google.

"Os governos podem mudar outros governos, com quem têm relações. Já tentamos, e vamos continuar tentando, obter o apoio de nosso governo para nos ajudar a resolver esta questão", afirmou Semel. O executivo descartou encerrar as operações na China, que só fica atrás dos EUA na quantidade de internautas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Chineses criam "revolução virtual" contra censura
  • Lei chinesa coíbe envio de e-mails não-solicitados

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página