Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2006 - 12h04

Países do G8 cooperam para combater terrorismo na internet

Publicidade

da Efe, em Moscou

Os países-membros do G8 concordaram nesta sexta-feira, em Moscou, em cooperar para combater o terrorismo na internet. Fazem parte deste grupo Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Canadá, Japão e Rússia.

"Concordamos em elaborar propostas para combater o terrorismo cibernético", afirmou o ministro russo do Interior, Rashid Nurgaliyev, ao término de uma reunião de ministros de Justiça, Interior e Promotores-gerais do G8.

As autoridades se manifestaram contra a concessão de asilo político a terroristas e solicitaram a analistas o aperfeiçoamento de mecanismos legais internacionais para combater o terrorismo, disse o ministro russo à agência Interfax.

"O G8 ajudará as instituições competentes a controlar as páginas de internet dedicadas à difusão de propaganda terrorista", ressaltou Nurgaliyev, destacando que as organizações extremistas adquirem fundos e recrutam voluntários pela rede.

Segundo Nurgaliyev, os ministros analisaram outros aspectos do crime cibernético, como pornografia infantil, fraude, roubos bancários e violação da segurança de redes e sistemas informáticos de entidades privadas e públicas.

Os ministros destacaram a aplicação da Convenção da ONU contra o Crime Internacional e o protocolo adjunto sobre a imigração ilegal.

"Neste sentido, ressaltamos a importância de cooperar com a Interpol, em particular, no desenvolvimento e utilização do banco de dados relacionado com o tráfico de mulheres para prostituição e o controle sobre passaportes perdidos e vencidos", ressaltou Nurgaliyev.

A reunião de ministros de Interior e Justiça faz parte das atividades prévias à cúpula de chefes de Estado do G8, que será realizada em meados de julho em São Petersburgo.

Leia mais
  • Falso e-mail da PF acusa internautas de pedofilia
  • Empresa "perde" dados de 226 mil clientes nos EUA
  • Suposto roubo de dados expõe turistas nas Bahamas
  • Cliente de banco enfrenta "saga" após fraude virtual

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página