Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 12h46

Gravadoras acusam Yahoo! de facilitar pirataria na China

Publicidade

da Folha Online

Um grupo com diversos representantes da indústria fonográfica vai processar a filial chinesa do Yahoo! sob a alegação de que o site de buscas facilita a violação de direitos autorais.

Segundo a IFPI (sigla em inglês para Federação Internacional da Indústria Fonográfica), esta ferramenta divulga páginas que oferecem músicas piratas. "Estamos tomando as medidas necessárias para que possamos iniciar um processo na China", afirmou John Kennedy, responsável pelo grupo.

"O processo deve ser iniciado daqui a poucas semanas", disse. De acordo com a agência de notícias Associated Press, sua organização representa mais de 1.400 gravadoras de 73 países. Kennedy não divulga quanto pedirá pelos supostos danos.

Porter Erisman, porta-voz do Yahoo! na China, afirma que a empresa age de acordo com a lei. "Respeitamos a propriedade intelectual", disse, acrescentando que a companhia está em negociação com gravadoras para colocar em prática um sistema de download de músicas no país oriental.

A China é um dos maiores mercados de pirataria de música, filmes e software. Seu governo, no entanto, vem divulgando medidas com o intuito de reduzir este problema. Uma lei que entrou em vigor no sábado, por exemplo, permite que o governo multe os responsáveis pela distribuição on-line de conteúdo pirata.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Polícia apreende 16,8 mil CDs de software pirata em SP
  • Mercado brasileiro de software cresce 24% em 2005
  • Campanha de combate a software pirata gera 3.248 ligações
  • Pirataria de software causa prejuízo global de US$ 34 bilhões

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pirataria
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página