Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2006 - 11h54

Blog de iraquiana com relatos da guerra vira peça de teatro

Publicidade

da Ansa, em Londres

Depois de ser transformado em um livro de grande sucesso de crítica, "Baghdad Burning", o blog de uma iraquiana anônima, tornou-se também espetáculo teatral, que será apresentado nesta segunda-feira no Fringe - Festival de Edimburgo, na Escócia, com o título "Girl Blog from Iraq: Baghdad Burning".

Kimberly Kefgen, a diretora que adaptou a história para os palcos junto com Loren Ingrid Novek, acompanhou o diário on-line da iraquiana de 27 anos e escolheu um elenco de atrizes de origem palestina, síria, iraniana e iraquiana.

"É emocionante quando ela atualiza o blog com novas mensagens, porque assim sabemos que está bem. E também nos damos conta de como essa guerra é real e próxima", disse Kefgen.

"Riverbend", como a autora se identifica na internet, iniciou o blog em agosto de 2003 e preferiu permanecer anônima. "Sou mulher, iraquiana e tenho 24 anos. Sou sobrevivente da guerra. É tudo o que vocês precisam saber. E é só o que importa neste momento", diz a autora.

A editora Marion Boyars, que publicou o diário virtual em forma de livro, declarou conhecer a verdadeira identidade da autora, mas continuar mantendo a informação em segredo em respeito à vontade da mulher.

Em "Baghdad Burning", lê-se o dia-a-dia de "três anos de ocupação e de massacres", nos quais crescem "a desilusão, o medo e a raiva" pelo "novo Iraque" pós-Saddam Hussein.

Leia mais
  • China tira do ar sites de poeta tibetana proibida
  • Seqüestrado, soldado israelense agita universo virtual

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre blogs
  • Leia o que já foi publicado sobre a Guerra do Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página