Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 09h59

Seqüestrado, soldado israelense agita universo virtual

Publicidade

JULIANA CARPANEZ
da Folha Online

O seqüestro do soldado israelense Gilad Shalit, 19, realizado no domingo (25) por extremistas palestinos, teve como conseqüência diversos ataques por parte de Israel e também uma grande agitação no universo virtual --mais precisamente nos diários virtuais, também chamados de blogs.

Apesar de muitos blogueiros reproduzirem textos divulgados pela mídia nestas páginas, diversos deles utilizam o espaço para defender seus pontos de vista e falar sobre sentimentos típicos de uma região marcada pela insegurança. Na maioria dos casos, os relatos são postados por judeus que condenam a ação dos palestinos e pedem a libertação do soldado.

"Quando ele for solto, mães e pais de todo o país [eu inclusive] vão abraçar seus filhos e chorar lágrimas de felicidade pelo que nosso ótimo governo pôde fazer pelos pais de Shalit. Mas nossa alegria será breve, assim como o preço das vidas de nossos filhos", afirma o judeu David Bogner em seu blog Treppenwitz.

Já o site Not Open For Business, o "blogueiro biônico" divulga uma campanha para todos fazerem um laço azul por Shalit. "Amarre este laço em qualquer lugar: em seu dedo, em uma árvore, na camiseta. Quando lhe perguntarem do que se trata, você explica".

Alguns vão mais longe, como no caso do Shoot the Freak, dizendo que o israelense é a nova Terri Schiavo -- norte-americana em estado vegetativo que morreu em 2005.

A comparação, diz o blogueiro Kairos, se explica pelo fato de toda a mídia estar voltada para o desenrolar do caso Gilad Shalit. "Toda vida humana é sagrada, mas vale a pena uma região entrar em guerra por conta de um soldado? (...) Teremos muita sorte se este conflito continuar sendo regional", afirma o blogueiro que considera o evento um primeiro passo para uma possível grande batalha.

O internauta Lance levanta esta mesma hipótese. "O que acontecer com Shalit certamente vai determinar se a região está fadada a um novo ciclo de violência, ou se o processo de paz no Oriente Médio continuará vivo", diz no site The Muslim Question.

Leia mais
  • Israel promove novos ataques aéreos contra a faixa de Gaza
  • Irã pede reunião do Conselho de Segurança sobre o Oriente Médio
  • Washington pede moderação a governo de Israel e palestinos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página