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13/12/2006 - 18h27

Vírus e roubo de senhas ameaçam crescimento do Second Life

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da Folha Online

Nos últimos meses, o Second Life (comunidade virtual com gráficos sofisticados) obteve um considerável crescimento em sua economia e população, com uma taxa de 20% ao mês. Mas, com 1,5 milhão de usuários inscritos, seus próprios "residentes" vêm questionando a tendência de expansão desse mundo virtual e as vantagens de se aventurar por ele.

Reprodução
A Linden Lab já chegou a oferecer um SAC por telefone para usuários do Second Life
A Linden Lab já chegou a oferecer um SAC por telefone para usuários do Second Life
O aumento da popularidade do Second Life (SL) vem atraindo cada vez mais as atenções de fraudadores, ameaçando a segurança e testando a paciência de seus residentes.

Avatar bloqueado

Ao navegar pelo blog do SL (blog.secondlife.com) fica claro que a principal preocupação dos internautas que têm suas contas adulteradas não é tanto com o acesso aos seus detalhes pessoais, mas, sem que possam acessar suas próprias contas, impera o sentimento de frustração por estarem fora do jogo.

Diante de uma senha roubada, como a maioria nunca fez um pedido de confirmação de senha via e-mail, em geral, os usuários do Second Life não se recordam dos dígitos de segurança. Outros dizem que os links para digitar demais detalhes aparecem quebrados ou adulterados (com uma questão de segurança diferente daquela escolhida).

SAC

A Linden Lab (administradora do SL, baseada em San Francisco) já chegou a oferecer um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) por telefone para usuários, fornecendo um número no Reino Unido para ligações gratuitas. No entanto, a iniciativa parece ter causado ainda mais problema.

Reprodução
Um dos usuários, em comentário no blog da Linden, afirmou ter tido seu acesso bloqueado
Um dos usuários, em comentário no blog da Linden, afirmou ter tido seu acesso bloqueado
Um dos usuários, em comentário deixado no blog da Linden, afirmou ter tido seu acesso bloqueado, sua pergunta de segurança alterada e, mesmo sabendo a resposta correta, não pôde ter seu avatar de volta, sendo bloqueado do game. O internauta ligou para o serviço de telecomunicação britânico e checou o número disponibilizado pela Linden Lab, descobrindo que o número não existia.

Outro usuário também relata no blog da Linden os inconvenientes que enfrentou. "Sou um jogador casual do Second Life, e minha conta [não-paga] está agora bloqueada. Eu não moro nos EUA e não estou a fim de gastar com ligações para o exterior."

"Eu acho que o SL terá uma queda em sua população porque eu não devo ser o único a ter problemas de autenticação de senha. Adeus Second Life, talvez eu tente novamente em uma outra vida."

Ataque de vírus

Há um mês, o vírus "Grey Goo" se apresentou na comunidade virtual como anéis de ouro. Se um residente do SL tocasse em um desses anéis, o programa era ativado. Em pouco tempo, o vírus se instalava na memória do computador da vítima e se duplicava pelo game.

A multiplicação do vírus ocupou os servidores da companhia Linden Lab, empresa responsável pelo mundo virtual, provocando uma "pausa nas atividades do game de pelo menos 20 minutos", segundo a mensagem veiculada pelo próprio site da Linden Lab. "Já isolamos [o código malicioso] e, no momento, estamos limpando nossos servidores", esclarecia a empresa aos internautas.

Em setembro deste ano, centenas de milhares de senhas de segurança foram alteradas por um hacker que teve acesso a detalhes pessoais de mais de 660 mil pessoas que jogavam regularmente o SL. Os proprietários do game on-line admitiram sua incapacidade para determinar quais contas foram adulteradas e, por isso, aconselharam todos os 661 mil residentes a criarem novas senhas.

Reprodução
A antiga senha do usuário do Second Life também poderia ser usada em outros sites
A antiga senha do usuário do Second Life também poderia ser usada em outros sites
Segundo a Linden Lab, o hacker teve acesso a nomes, endereços, senhas e algumas informações de cartão crédito, graças à uma falha de segurança do software dos servidores do SL. A empresa garantiu que dados de cartões de crédito que ainda não haviam sido criptografados não foram expostos porque estavam em servidores separados --as vendas da comunidade virtual em mercadoria e serviços giram em torno de 2 milhões de libras mensais (cerca de RS$ 17 milhões).

Para garantir que a segurança das 260 mil pessoas que já haviam atualizado suas senhas desde o anúncio, a empresa afirmou que "continuaria a tomar medidas agressivas" para proteger os usuários e sua privacidade.

Cuidados com a senha

Empresas de segurança ressaltam que alterar a senha não acaba com a vulnerabilidade daqueles que têm uma base de dados no Second Life, disse Graham Cluley, da empresa de segurança na internet Sophos.

"Os jogadores podem achar que, uma vez modificada a sua senha no Second Life, eles estarão fora de perigo, mas a realidade é que a antiga senha também pode ser usada para atingir outras contas."

De acordo com a companhia, há motivos reais para se preocupar. Em uma pesquisa realizada pela empresa, 14% das pessoas afirmaram usar uma senha diferente para cada site, contra 40% dos internautas que usam a mesma senha no acesso de diversos sites.

Para evitar demais fraudes, é preciso ser tão criativo quanto os autores de fraudes virtuais. É importante usar diferentes senhas para cada um dos sites que contenham informações pessoais do usuários.

O internauta também não deve escolher palavras curtas que existam em dicionários. Empresas especializadas em segurança na internet recomendam utilizar palavras inventadas, longas e, preferencialmente, mescladas a números, difíceis de serem adivinhadas. Também é recomendável trocar de senha com uma certa freqüência, ou sempre que houver suspeita de ataque de vírus.

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