Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 13h56

Pirataria foi boa para o país, diz presidente da Romênia a Bill Gates

Publicidade

da Folha Online

A pirataria de softwares da Microsoft ajudou a Romênia a construir uma vibrante indústria de tecnologia, afirmou o presidente romeno Traian Basescu ao líder da gigante de software, Bill Gates. Basescu se reuniu com o chairman da Microsoft nesta quinta-feira, em Bucareste, para comemorar a abertura de um centro tecnológico da Microsoft no centro da capital romena.

"A pirataria ajudou a geração mais jovem a descobrir os computadores. Ela deslanchou o desenvolvimento da indústria de tecnologia da informação na Romênia", declarou Basescu, em entrevista conjunta com Gates.

Divulgação
Navegar de uma pasta para outra é um lazer à parte no novo Windows Vista, da Microsoft
Navegar de uma pasta para outra é um lazer à parte no novo Windows Vista, da Microsoft
"[A pirataria] ajudou os romenos a melhorar a sua capacidade criativa na indústria de tecnologia da informação, que se tornou famosa em todo o mundo", disse o presidente romeno. Bill Gates não fez comentários.

Especialistas dizem que cerca de 70 por cento dos softwares usados na Romênia são pirateados e vendedores ainda visitam prédios no centro de Bucareste para vender CDs e DVDs piratas.

Os investidores estrangeiros dizem que o setor de tecnologia da informação da Romênia é um dos mais promissores na economia do país, que cresce rapidamente. O resultado se deve ao alto nível da educação técnica romena, aos baixos salários e ao forte submundo de hackers de computadores.

Lançamento

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, chegou nesta terça-feira (30) às prateleiras de todo o mundo. O lançamento marcou uma guinada nos recursos gráficos e na usabilidade do maior produto da empresa de Bill Gates. O Windows mudou sua interface de modo radical, mas não escondeu que se inspira em ferramentas de outros sistemas.

O produto chegou em seis edições diferentes. O visual arrojado está disponível apenas nas versões Home Premium, Business, Enterprise e Ultimate. As outras duas --Vista Home Basic e Vista Starter-- vêm parecidas com o XP. A interface do novo sistema operacional da Microsoft, batizada Aero, tem janelas translúcidas, movimentos esguios de pastas e uma roupagem que, claro, exigem bastante do computador.

O PC ideal para rodar o Vista precisa ser equipado com processador de 1 GHz, 1Gb de memória, uma placa de vídeo com 128 Mbytes e 15 Gbytes de espaço em disco. A outra opção é ter uma máquina classificada de "Windows Vista Capable": 512 Mbytes de memória, processador de 800 MHz e placa de vídeo compatível. Neste caso, esqueça a pirotecnia. Parte da proteção de dados, um dos pilares deste Vista, também não funciona para as versões mais baratas.

Com informações da agência Reuters

Leia mais
  • Microsoft dá "banho de loja" no Windows Vista, mas exige PC turbinado
  • Confira os valores do novo Windows Vista e do Office 2007 no Brasil
  • PCs sofrem metamorfose para usar Windows Vista
  • Lucro da Microsoft cai 28% com atrasos no Vista e no Office
  • Microsoft vai vender Windows Vista pela internet

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Vista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página