Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2007 - 13h52

E-mail falso sobre acidente da TAM instala cavalo-de-tróia em micro

Publicidade

da Folha Online

A busca por informações sobre o acidente com o Airbus-A320 da TAM, na última terça-feira (17), já atraiu o interesse de especialistas em golpes virtuais. A notícia chegou à imprensa internacional, como o site da "Information Week".

Segundo a publicação, pesquisadores da Websense Security Labs divulgaram um alerta sobre um e-mail falso enviado por spammers (pessoas que se utilizam de malas diretas virtuais, lotando as caixas de entrada dos internautas) sobre o acidente que teve 188 mortes já confirmadas.

A mensagem indica um link para um site que supostamente conteria informações sobre as pessoas que estavam no vôo 3054. Ao entrar na página, os usuários são estimulados a digitar um código que, segundo os pesquisadores, faz com que um cavalo-de-tróia ("ladrão" de informações) seja instalado no computador do usuário.

O Airbus-A320 teria derrapado na pista principal de Congonhas ao pousar. Sem controle, ele cruzou a avenida Washington Luís e atingiu um prédio da TAM Express e um posto de combustíveis. O choque causou um incêndio de grandes proporções.

De acordo com o Websense, o mesmo golpe foi usado em abril, por conta do massacre na universidade americana Virginia Tech, em que o estudante Cho Seung-hui matou 32 pessoas e cometeu suicídio. O e-mail enviado pelos spammers indicava um site no qual haveria fotos do massacre.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página