Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2008 - 13h54

MySpace se une a grandes gravadoras para novo serviço de música digital

Publicidade

da Folha Online

O MySpace anunciou nesta quinta-feira (3) uma parceria com três das maiores gravadoras do mundo para formação de uma nova plataforma de venda e exibição de músicas pela internet. Com o acordo, o site vai formar uma nova empresa com Universal Music, Warner Music e Sony BMG.

A idéia é utilizar o tráfego de audiência do MySpace para gerar receita para gravadoras e artistas, por meio de publicidade e vendas de download de músicas. Trata-se de mais uma tentativa da indústria fonográfica de lucrar com o mundo digital e compensar as perdas com vendas de CDs.

Pelo novo site, os usuários poderão baixar arquivos sem DRM (sistema que limita o número de cópias possíveis de um arquivo) e ter acesso a vídeos e canções por streaming --neste caso, a receita vai vir da publicidade presente na página. Além disso, será possível formar listas de músicas e compartilhá-las.

Também está previsto que o site ofereça download para celulares. Os artistas também poderão fazer promoções pelo site e vender outros produtos, além de músicas, como camisetas ou ingressos para shows. Atualmente, o canal de música do MySpace recebe 30 milhões de visitantes únicos por mês e tem 5 milhões de artistas cadastrados.

Ainda não há uma data certa para a estréia do novo site, mas a expectativa é que isso ocorra em três ou quatro meses nos Estados Unidos. Segundo a assessoria de imprensa do site no Brasil, o serviço também será oferecido no país, mas não há data de estréia definida.

De acordo com analistas, o negócio coloca o MySpace na briga com lojas de música digital como o iTunes, da Apple. "Eles [o MySpace] têm uma enorme comunidade que quer conversar, compartilhar e aprender sobre música", afirmou o analista Rich Greenfield, da Pali Capital, ao jornal "The New York Times". "Ninguém tem isso. Há uma descoberta de música acontecendo no MySpace que é muito mais profunda do que no iTunes", afirma.

A nova empresa, chamada MySpace Music, terá estrutura própria, com sede em Los Angeles, e uma equipe exclusiva.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página