Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2009 - 09h05

Google é alvo de pressão na Alemanha devido ao Street View

Publicidade

da Folha Online

O Google tem cedido às pressões e reivindicações que vem sofrendo na Alemanha a fim de que providencie mais proteção à privacidade das pessoas, desde o lançamento do seu serviço de mapas Street View.

Saiba como funciona o serviço de mapas Google Street View

O serviço, disponível para cidades nos Estados Unidos, Japão, Austrália e em algumas partes da Europa, permite que os usuários tenham visão panorâmica de ruas nas cidades, sem a identificação dos rostos de pessoas e números de carros, que são borrados por um software.

Mas oficiais alemães querem os dados de pessoas, seus carros e suas casas --armazenados em estado bruto, mas não publicados na internet-- também estejam sem identificação nos arquivos da companhia.

Reprodução
Imagem da Rua Promenade, na Califórnia, reproduzida pelo Google Street View; serviço ganhou triciclo para chegar onde carros não vão
Imagem de rua norte-americana, reproduzida pelo Street View; Alemanha também quer retirada de imagens

O Google concordou em adotar a medida, contanto que isso seja aplicado às pessoas que solicitarem o bloqueio das imagens, disse Johannes Caspar, oficial de proteção de dados em Hamburgo.

Ele acrescentou que, embora não haja maneira de verificar o que acontece com os dados brutos --uma vez que a sede do Google fica nos EUA, ele "espera plenamente" que a empresa esteja à altura das suas promessas.

O Street View tem tido inúmeros problemas em países europeus. Nesta semana, a União Europeia pediu que o Google retirasse imagens originais do Street View que estão no ar.

Na Inglaterra, o serviço foi alvo de uma série de polêmicas. O Street View foi proibido na Grécia até que a empresa fornecesse informações adicionais sobre como as fotos seriam armazenadas e quais as garantias de direito de privacidade oferecidas.

Com agência Reuters

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página