Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2009 - 12h43

Anatel ainda não concluiu processos de panes da Telefônica do ano passado

Publicidade

MÁRCIO PINHO
da Folha de S.Paulo

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda não concluiu processos administrativos relativos às primeiras panes no serviço de banda larga da Telefônica, o Speedy, ocorridas entre os dias 2 e 3 julho do ano passado. São dois os processos de apuração de descumprimento de obrigação --Pado-- abertos à época.

Suas conclusões poderão resultar em advertências, sanções e multas à empresa, caso comprovada a sua culpa, ou ainda medidas mais graves como a suspensão da autorização para comercializar o serviço.

As panes no Speedy em 2008 foram apenas algumas das falhas recentes nos serviços da Telefônica. Na última terça, usuários da Grande SP ficaram impossibilitados de fazer chamadas por quase todo o dia. Serviços essenciais como o 190 também foram afetados.

A Trópico Sistemas e Telecomunicações --terceirizada da Telefônica-- assumiu a culpa. Informou que três aparelhos que dão direcionamento a chamadas tiveram problema em razão da tempestade.

A Anatel afirma que o tempo de tramitação dos processos é normal, tendo em vista que seu regulamento prevê a possibilidade de as empresas citadas apresentarem sua defesa.

A agência determinou a suspensão da venda do Speedy em junho como medida cautelar pelas seguidas panes e pelo aumento do número de reclamações por parte dos usuários.

A Anatel autorizou a volta da comercialização em 26 de agosto, informando que a Telefônica havia implementado medidas para garantir a regularização do serviço.

São quatro os processos abertos contra a Telefônica desde julho do ano passado. O terceiro investiga falhas no serviço de banda larga no primeiro semestre de 2009. Apura, por exemplo, os incêndios em instalações em Barueri (Grande SP), em 25 de fevereiro, e na Vila Mariana (zona sul), em 12 de março, entre outros.

O quarto processo investiga a suspensão do serviço de telefone no Estado em 9 junho.

Para Vicente Faleiros, pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) que estudou a criação das agências reguladoras no Brasil, falta agilidade por parte da Anatel. "A própria lei que cria a agência afirma que sua atividade será condicionada pela celeridade, entre outras coisas.

E ela está preparada para agilizar. O que está ocorrendo deve ser uma questão de política de gestão", afirma.

Outro lado

A Anatel informou não haver demora ou atraso e que o processo passa por um caminho previsto em seu regulamento, de permitir à empresa investigada apresentar sua defesa e recorrer, podendo levar o caso até o conselho diretor da entidade.

"A agência levantou as informações, analisou e instruiu processo. Pode-se decidir por uma sanção, mas a empresa recorre. A multa só é aplicada após o caso transitar em julgado. É como uma processo judicial. A lei prevê ampla defesa", disse a assessoria da agência.

A Anatel disse ainda que tem acompanhado todos as recentes panes nos serviço da Telefônica. Quanto ao problema ocorrido no dia 8, diz que fiscais apuram o caso.

Procurada pela Folha, a Telefônica não se manifestou sobre os processos que tramitam na Anatel.

Comentários dos leitores
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h46
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h46
Acho que se a todo problema em relação às conexões da internet fosse gerado um BO, poderia ocorrer um acúmulo muito maior de BOs gerados provocando um efeito cascata e o resultado poderia ser um caos muito maior.
Instabilidade da Telefônica.. Quanto $ receberíamos pelo não atendimento.
Para isso disque para a telefônica informando sobre quanto tempo ficou fora do ar e peça ressarcimento proporcional a esse período. Como posso mensurar isso??
sem opinião
avalie fechar
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h13
Choraro Ikeda (5) 04/12/2009 14h13
Em Cotia acho que a Telefonica não disponibiliza a Internet Banda Larga para algumas regiões, sempre dizendo que na região não tem estabilidade. Me ofereceram a Internet Discada chamada curiosamente de ILIMITADA, que também é muito instável.
A linha telefônica fica não raras vezes cruzada, além das conexões serem intermitentes.
Outro dia, conectei com o discador itelefonica e não dava linha, e tirei o telefone do gancho para escutar se havia sinal da internet sendo conectada. Não sei por que mas o telefone discado era do 181 Disque denúncia... e a linha caiu. Após alguns (vários) minutos a linha voltou e entrei em contato com o 10315 para avisá-los sobre o problema. Adotei as recomendações, consegui conectar, após um tempo caiu. Tentei conectar, mas continuou a ligar para o 181. Liguei de novo para o 10315 e disseram que o problema seria sanado, e foi. Mas a linha continua caindo com a internet ou em ligações e o Speedy banda larga não chega...
O quanto nosso país está perdendo ao não ser atendido por estas conexões.
Otimizamos nosso tempo ao utilizar a Internet tanto para comunicação, trabalho, pesquisa, diversão, controle e segurança e a nossa Telefonica continuando a investir em atendimento aos clientes ao inves de investir em infraestrutura e trenamento aos técnicos ou confiabilidade da infraestrutura de comunicação.
Onde e quando os órgãos fiscalizadores atuarão.
Este tempo que ficamos sem comunicação (linha) poderia ser reembolsado.
sem opinião
avalie fechar
Sergio Lavinas (215) 18/11/2009 16h39
Sergio Lavinas (215) 18/11/2009 16h39
18 de novembro de 2009: Termo de ajustamento de conduta --selado entre Telefônica, Procon-SP e Promotorias de Justiça do Consumidor e de Infância e Juventude-- determina que Telefônica realize projeto social com enfoque no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a fim de compensar a pane ocorrida entre os dias 2 e 3 de julho de 2008.
Então, está tudo resolvido, não é?
ANATEL, que tem como presidente um advogado/diplomata, que não sabe a diferença de Bel e decibel, ficou bem;
Telefônica, uma espanhola que manda no Brasil, ficou bem;
As multas aplicadas contra a Telefônica, dinheiro para caramba, foram perdoadas;
Os clientes da Telefônica, se ferraram, once again!
Quer mais ou está bom?
Brasileiros são tão bonzinhos!
8 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (887)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página