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Anatel ainda não concluiu processos de panes da Telefônica do ano passado
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MÁRCIO PINHO
da Folha de S.Paulo
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ainda não concluiu processos administrativos relativos às primeiras panes no serviço de banda larga da Telefônica, o Speedy, ocorridas entre os dias 2 e 3 julho do ano passado. São dois os processos de apuração de descumprimento de obrigação --Pado-- abertos à época.
Suas conclusões poderão resultar em advertências, sanções e multas à empresa, caso comprovada a sua culpa, ou ainda medidas mais graves como a suspensão da autorização para comercializar o serviço.
As panes no Speedy em 2008 foram apenas algumas das falhas recentes nos serviços da Telefônica. Na última terça, usuários da Grande SP ficaram impossibilitados de fazer chamadas por quase todo o dia. Serviços essenciais como o 190 também foram afetados.
A Trópico Sistemas e Telecomunicações --terceirizada da Telefônica-- assumiu a culpa. Informou que três aparelhos que dão direcionamento a chamadas tiveram problema em razão da tempestade.
A Anatel afirma que o tempo de tramitação dos processos é normal, tendo em vista que seu regulamento prevê a possibilidade de as empresas citadas apresentarem sua defesa.
A agência determinou a suspensão da venda do Speedy em junho como medida cautelar pelas seguidas panes e pelo aumento do número de reclamações por parte dos usuários.
A Anatel autorizou a volta da comercialização em 26 de agosto, informando que a Telefônica havia implementado medidas para garantir a regularização do serviço.
São quatro os processos abertos contra a Telefônica desde julho do ano passado. O terceiro investiga falhas no serviço de banda larga no primeiro semestre de 2009. Apura, por exemplo, os incêndios em instalações em Barueri (Grande SP), em 25 de fevereiro, e na Vila Mariana (zona sul), em 12 de março, entre outros.
O quarto processo investiga a suspensão do serviço de telefone no Estado em 9 junho.
Para Vicente Faleiros, pesquisador da UnB (Universidade de Brasília) que estudou a criação das agências reguladoras no Brasil, falta agilidade por parte da Anatel. "A própria lei que cria a agência afirma que sua atividade será condicionada pela celeridade, entre outras coisas.
E ela está preparada para agilizar. O que está ocorrendo deve ser uma questão de política de gestão", afirma.
Outro lado
A Anatel informou não haver demora ou atraso e que o processo passa por um caminho previsto em seu regulamento, de permitir à empresa investigada apresentar sua defesa e recorrer, podendo levar o caso até o conselho diretor da entidade.
"A agência levantou as informações, analisou e instruiu processo. Pode-se decidir por uma sanção, mas a empresa recorre. A multa só é aplicada após o caso transitar em julgado. É como uma processo judicial. A lei prevê ampla defesa", disse a assessoria da agência.
A Anatel disse ainda que tem acompanhado todos as recentes panes nos serviço da Telefônica. Quanto ao problema ocorrido no dia 8, diz que fiscais apuram o caso.
Procurada pela Folha, a Telefônica não se manifestou sobre os processos que tramitam na Anatel.
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+ Comentadas
Instabilidade da Telefônica.. Quanto $ receberíamos pelo não atendimento.
Para isso disque para a telefônica informando sobre quanto tempo ficou fora do ar e peça ressarcimento proporcional a esse período. Como posso mensurar isso??
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A linha telefônica fica não raras vezes cruzada, além das conexões serem intermitentes.
Outro dia, conectei com o discador itelefonica e não dava linha, e tirei o telefone do gancho para escutar se havia sinal da internet sendo conectada. Não sei por que mas o telefone discado era do 181 Disque denúncia... e a linha caiu. Após alguns (vários) minutos a linha voltou e entrei em contato com o 10315 para avisá-los sobre o problema. Adotei as recomendações, consegui conectar, após um tempo caiu. Tentei conectar, mas continuou a ligar para o 181. Liguei de novo para o 10315 e disseram que o problema seria sanado, e foi. Mas a linha continua caindo com a internet ou em ligações e o Speedy banda larga não chega...
O quanto nosso país está perdendo ao não ser atendido por estas conexões.
Otimizamos nosso tempo ao utilizar a Internet tanto para comunicação, trabalho, pesquisa, diversão, controle e segurança e a nossa Telefonica continuando a investir em atendimento aos clientes ao inves de investir em infraestrutura e trenamento aos técnicos ou confiabilidade da infraestrutura de comunicação.
Onde e quando os órgãos fiscalizadores atuarão.
Este tempo que ficamos sem comunicação (linha) poderia ser reembolsado.
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Então, está tudo resolvido, não é?
ANATEL, que tem como presidente um advogado/diplomata, que não sabe a diferença de Bel e decibel, ficou bem;
Telefônica, uma espanhola que manda no Brasil, ficou bem;
As multas aplicadas contra a Telefônica, dinheiro para caramba, foram perdoadas;
Os clientes da Telefônica, se ferraram, once again!
Quer mais ou está bom?
Brasileiros são tão bonzinhos!
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