Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Caso Eluana

Eluana Englaro, 38, está em estado de coma vegetativo desde 1992 e seus familiares conquistaram, recentemente, o direito de retirar o tratamento e deixar que ela morra.


Mais resultados: 1 2
Comentários dos leitores
Habib Badião (1) 24/03/2009 21h26
Habib Badião (1) 24/03/2009 21h26
Eutanásia é um instituto que data do tempo em que o homem é um animal sociável. Existem momentos que a ciência determina a sua aplicação e o faz seguindo normas aceitas pela sociedade. Eluana precisa descansar e a sua família tb. Paabenizo a justiça italiana que superou os entraves que impediam sua aplicação. sem opinião
avalie fechar
J. R. (153) 12/02/2009 15h37
J. R. (153) 12/02/2009 15h37
Morreu de sede Eluana, a pior morte que existe. A estupidez humana não tem limite e a lei italiana mostra a que veio, com toda sua ineficiência. Não é nenhuma ferrari com certeza. 8 opiniões
avalie fechar
Aurea Oliveira (1) 10/02/2009 02h02
Aurea Oliveira (1) 10/02/2009 02h02
Hoje aconteceu o que realmente deveria.ELUANA O restante do corpo dela enontrou a paz que buscou durante esses 17 anos.Sei que é uma situação muito dolorosa para alguns. Todos aproveitam da situação para tirar vantagens e auto promoverem,(politicos), e na realidae esquecem do sofrimento que a materia estava enfretando. Não posso em momento algum concordar que esse ato é criminoso.
Apesar de ser uma pessoa com fortes laços evangelicos, acredito que está foi a vontade do Criador. Sua matéria soemnte desligou-se de algo que tentavam em nome da ciencia tirarem vantagem e conhecimento, pq na realidade a menina Eluanna , já ñ mais existia. Sua alma encontrou a paz que buscou durante este periodo de 17 anos de sofrimeto. Pessoas que na realidade não importavam-se com o sofrimento dessa materia que faziam questão de mante-la artificialmente viva, para satisfação propria ou em nome de uma ciencia quedeveria chama-se FAlta de Amor.
Pense que os cristãos conhecem muito bem uma passagem biblica que diz . Só o Senhor dá a Vida e só Ele (DEUS) pode tira-la. Se ñ for da sua vontade ninguem consegue.
Vcs acreditam que nós simples humanos teriamos esse poder?
Deus soprou nanarina do homem e ele teve vida e alma, e somente Deus pode resgatar isso.
Não usem isso para darem honras a pessoas que na realidade só pensam em si.
Não é o momento certo.
Mais sejamos digno com o pai dela. Ele é um Homem de coragem. Tenho certeza que o Senhor ouviu as suas suplicas.
9 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (103) 09/02/2009 17h20
Chris Maria (103) 09/02/2009 17h20
"A italiana Eluana Englaro, 38, morreu nesta segunda-feira, às 20h10 locais (17h10 de Brasília), após 17 anos em estado vegetativo e um longa briga na Justiça para que permitissem sua morte, informaram fontes locais".
Desejo do fundo do coração que a alma de Eluana descanse em paz. Dezessete anos de vida vegetativa sustentada artificialmente por aparelhos não é vida. Deus nos dá a vida e o homem deve respeitar quando Deus quer tirá-la.
Ao pai de Eluana desejo o descanso daquele que sabe que a partir de hoje sua filha querida retorna para a luz do Criador.
14 opiniões
avalie fechar
Em pleno século 21, uma volta à Idade Média. Apesar do que diz Carlos Heitor Cony sobre a extraordinária capacidade da Igreja Católica de sobreviver e de superar suas dificuldades, parece que este século vai apresentar-lhe muitas surpresas. Politicamente, a humanidade não caminha, vitimada por uma ingenuidade que é pasto farto dos aproveitadores. Religiosamente, a promessa de redenção vai logo cansar aqueles cujos desejos não podem ser satisfeitos. A solução do crescimento da consciência individual e do conhecimento sem enganos da natureza humana é escamoteada pelos interessados na submissão social. A educação está em vias de destruição pelos governos. Sobra muito pouco espaço de manobra e pode sobrevir uma desolação geral cujas consequências são imprevisíveis. Alguém disse que as formigas já tiveram consciência, mas automatizaram de tal modo seus procedimentos que essa consciência tornou-se desnecessária e daí seu automatismo. Será este nosso destino? A natureza tem suas leis, princípios e intenções. Ela dará a solução implacável ao ser humano. O que a evolução produzirá? Esta é a dúvida final do protagonista do filme "O Incrível Homem que Encolheu". Sem saber seu destino, ele parte corajosamente para o futuro. Esta decisão individual tem valor coletivo, para toda a humanidade? Como também já disse alguém, a longo prazo estaremos todos mortos. Só nossa vaidade não nos deixa perceber isto e agimos como se fôssemos eternos. Mas não temos o direito de decretar dogmas a seguir. 6 opiniões
avalie fechar
Soraia Manzela (1) 08/02/2009 23h51
Soraia Manzela (1) 08/02/2009 23h51
Esta questão da eutanásia é sempre muito polêmica e difícil.Nossa vida é feita de escolhas, mas nem sempre podemos exercer este poder.No caso dela não pode escolher partir e nem permanecer neste estado vegetativo,mas os pais optam, ou melhor escolhem agora por cessar este sofrimento,deles e o da filha.Nenhum pai em são consciência optaria por interromper a vida de um filho, a situação é extremamente delicada.
Aos 26 anos, fiquei em coma por 2 meses e quando retornei do coma, desejei a morte diversas vezes.Pois a dor é insuportável, o nosso corpo passa por um processo muito doloroso de readaptação,os músculos enfraquecidos doem demais.Fora a sessão de medicação, muitos procedimentos dolorosos...claro que minha situação é bem diferente dela,apesar de muitas vezes minha família não receber nenhuma notícia positiva ou alguma esperança por parte dos médicos,que poderia ser facilmente desfeita na visita do dia seguinte.
Mas justamente por passar por um estado de coma, sei que é difícil para quem acompanha,que nunca perde a esperança e fé da recuperação,mas em alguns casos,como o dela, onde não há nenhuma comprovação plausível de que possa se recuperar, sou a favor da decisão, ou melhor da escolha dos pais.Se fosse ela,desejaria o mesmo...ela merece descansar e pôr um fim a este sofrimento que se arrasta há 17 anos.
13 opiniões
avalie fechar
roberto andreotti (2) 08/02/2009 22h55
roberto andreotti (2) 08/02/2009 22h55
todo ser humano (terráqueo) está ligado a algo Maior. Possui livre arbítrio e fez uma escolha antes de encarnar. Mesmo inconsciente aparente, sente e vê tudo o que se passa ao seu redor, só não se manifesta pelos sentidos.
Será que Ela não veio e escolheu essa situação, para sua família mudar aspectos não evolutivos, ou até mesmo pessoas que a cercam? è fácil e cômodo desejar que ela se vá. Fiquem pois aqui sofrendo e tirem proveito dessa experiência para suas evoluções, pois tudo acontece por alguma razão. Com certeza Ela sentindo que cumpriu com sua missão, aí sim é chegado a hora e partirá desse corpo frágil, para uma dimensão maior, melhor e mais evoluída, porque serviu de instrumento para a evolução de muitos. o homem (h) não tem o poder para dominar leis Universais. A Lei do homem é falha, muitas interesseiras e políticas. O homem foge do sofrimento, e se esquece que é o melhor meio para a sua evolução, desde que compreenda. Os demais, se reconhecerem o exemplo, incorporarem pra si a ponto de sentir como se fosse com êle, já basta, e não precisarão um dia passar pela mesma experiência. O Criador e fonte de todas as energias nos dá Livre Arbítrio e condições de mesmo um dia vir a arrepender de algo que pesa dentro de si, por não ter cumprido com seus objetivos e não o castigará. Grandes Mestrem passaram pela face da Terra, pra nos ensinar a viver e não a MATAR.
11 opiniões
avalie fechar
gisele faccioli (1) 08/02/2009 22h34
gisele faccioli (1) 08/02/2009 22h34
ESTOU SUPER FELIZ EM PARTICIPAR DAS NOVIDADES JUNTAMENTE COM VOCES DA FOLHA ON LINE ! 6 opiniões
avalie fechar
roberto andreotti (2) 08/02/2009 21h59
roberto andreotti (2) 08/02/2009 21h59
gosto de opinar sobre assuntos polêmicos. me cadastrei para ter essas oportunidades. 2 opiniões
avalie fechar
Leila Capella (1) 08/02/2009 20h51
Leila Capella (1) 08/02/2009 20h51
Acho certíssima a atitude do pai de Eluana... Esses defensores da vida deveriam saber que ela não está de fato vivendo. Viver vai além de respirar, e muito ainda respirar com ajuda de aparelhos, sem dignidade, sem esperança. Sei que pode ser chocante, mas não deveriam mostrar foto da mulher quando ela tinha 20 anos, antes do acidente... Os que são contra a eutanásia dela, deveriam vê-la no estado em que se encontra... totalmante definhada! 4 opiniões
avalie fechar
Marcos Garcia (12) 08/02/2009 20h35
Marcos Garcia (12) 08/02/2009 20h35
Silvio Berlusconi deveria visitar a Eluana e ver que 17 anos em cima de uma cama, vegetando, inviabiliza a sobrevivencia "digna". Sao custos altos, sofrimentos para a familia e nada trata a vida. Como disse Descartes "Penso, logo, existo!" A Eluana so existe em corpo para a a familia dela e para o Estado, pois ela nao tem mais poder de decisao. E importante que se lute por uma legislacao novo que possibilite o cidadao optar por "uma morte digna em casa de estado vegetativo". A vida vegetativa permanente e um inferno para a familia, cujas esperancas se esfacelam gradualmente, ate se chegar a conclusao que a morte e a melhor solucao. Nao se pode fugir dela, de forma alguma. E uma realidade que temos que encarar. Uma morte sem dor, sem choro. Tem-e a concepcao que a morte e o fim, que a morte e choro. Sera? Acho que nao. A morte pode ser uma libertacao de dores fisicas. O que precisamos e possibilitar o respeito e a dignidade de opcao. Hoje,legalmente, nao se ha a opcao. Se fizessemos uma pesquisa popular "se voce estivesse no lugar da Luana e tivesse opcao e morrer, o que voce faria?" O governo italiano se mostra muito interessado na vida da Eluana, mas nao e o governo que esta pagando pelos custos de mante-la viva, nem pela dor da familia (nao a preco que pague). A quem interessa mante-la viva? A familia que nao. Talvez aos grandes hospitais. Se ela fosse um simples mulher teria morrido ha muito tempo! 6 opiniões
avalie fechar
Maria Redmershi (1) 08/02/2009 18h31
Maria Redmershi (1) 08/02/2009 18h31
Alguém que possuir a menor experiência e noção do que é a vida de alguém sem prognóstico e de sua família é que poderia opinar a respeito de todo este estardalhaço criado sobre algo para alívio de sofrimento não só da família, como principalmente da paciente, submetida diariamente a procedimentos não fisiológicos, dolorosos, de altíssimo custo, sem nenhum prognóstico de melhora. Acho desumano, e, se fosse comigo, pediria por favor que me deixassem ir em paz. 7 opiniões
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (804) 08/02/2009 18h18
João Carlos Gagliardi (804) 08/02/2009 18h18
Eutanásia é uma palavra estranha, que dificilmente pode traduzir a dor de quem está envolvido em um caso destes.
Acredito que existe um hora, que a ciência não pode fazer mais nada para fazer com que uma pessoa se recupere e tenha um mínimo de qualidade de vida.
A vida por si mesma, tem que seguir seu rumo e sem aparelhos, ninguém sobreviveria, mas anos a fio mantendo uma pessoa nestas máquinas é pura crueldade.
Existe um momento de viver e outro de partir.
Que essa partida então, seja rápida e com dignidade.
5 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (554) 08/02/2009 17h52
Luís da Velosa (554) 08/02/2009 17h52
Deus a proteja e o Manto Sagrado de Nossa Senhora a cubra. Também o o senhor seu pai acho uma barbaridade essa demora na eutanásia. 3 opiniões
avalie fechar
Daiane Oliveira (1) 08/02/2009 16h05
Daiane Oliveira (1) 08/02/2009 16h05
Eutanásia ou crime ? Ninguém merece morrer desta forma! 3 opiniões
avalie fechar
Romero Tori (1) 08/02/2009 14h48
Romero Tori (1) 08/02/2009 14h48
Lembro-me de ter lido, tempos atras, sobre casos de pessoas que retornaram do coma após muitos anos em estado vegetativo. Não seria o caso de o UOL colocar links para essas reportagens e nao apenas para aquelas envolvendo eutanasia ? 3 opiniões
avalie fechar
Ana Lucia Di Martino (1) 08/02/2009 14h35
Ana Lucia Di Martino (1) 08/02/2009 14h35
Muitas coisas nesse mundo possuem vida e são inativas, como as plantas, por exemplo, mas como recebem o alimento essencial , continuam vivas, ou não? Eu morei muitos anos em Firenze, na Itália, e me tornei uma observadora da vida das pessoas de lá, tudo me fasinava e intrigava, pois existia e existe uma grande diferença com a população brasileira, com o modo de vida e de conduta, é falso dizer que a juventude é a juventude, sempre, na Itália, os jovens ainda sonha e vivem as etapas da vda uma por uma, muito diferente daqui, e por incrível que possa parecer, lá a vida é mais simples, com mnos rótulos e grifes, pode acreditar!!! essa memina, que hoje é uma mulher de 37anos, foi tirada do seu belo momento de vida, sem explicação, e sem compreender, e é por isso, na minha opinião que ela continua aqui, e aqui deve ser deixada, até o momento justo de partir, que não é esse por falência dos orgãos sem alimento! Como um pai pode aceitar que isso ocorra, ela sofrerá, não tenham dúvida, fisica e espiritualmente! Quem não é capaz de comprender isso, não entende nada desse mundo! Tenho certeza que se colocassem para ela ouvir a músiva " La vita è adesso" Claudio baglione ela esboçaria um sorriso e talvez assim seu papá compreenderia que ela existe aqui, apenas no momento, não esta toda aqu.... Que esse pai encontre o perdão, não de Deus, mas dentro dele mesmo! Eu sinto muito Eluana, por ninguém te entender... NILÚ 6 opiniões
avalie fechar
Pablo Prestes (1) 08/02/2009 14h13
Pablo Prestes (1) 08/02/2009 14h13
Infelizmente a situação em que ela encontra-se é muito complicada para todos, mas creio que não eles não têm o direito de decidir o seu destino, pois não somos deuses. Viví um caso similar em minha família, onde minha avó materna sofreu vários AVCs, os quais afetaram o tronco cerebral, deixando-a em um estado 100 % vegetativo, mas totalmente consciente. Lutamos por 06 anos. Óbvio que sofremos muito também, mas principalmente, temos a consciência de que fizemos tudo o que foi possível para lhe deixar confortável, apesar da situação. Como falei anteriormente, sou CONTRA este tipo de atitude, pois não temos a autonomia de decidir o direito de viver ou morrer. Alguns acham que têm este direito, mas "achar" é diferente de "ter". 4 opiniões
avalie fechar
eduardo camillo (77) 08/02/2009 13h04
eduardo camillo (77) 08/02/2009 13h04
Puxa vida... além de tirarem a comida e água dela, ainda estão dando sedativos... aí ela num acordava nem que quisesse! 4 opiniões
avalie fechar
Donizeti fernandes (1) 08/02/2009 11h33
Donizeti fernandes (1) 08/02/2009 11h33
faço minha as palavras de Silvio Berslusconi.... 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (21)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página