Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Eleições em Israel

Milhões de israelenses irão às urnas nesta terça-feira escolher os membros do Parlamento que, posteriormente, escolherão, com base na maioria e nas articulações políticas feitas, o próximo primeiro-ministro do país.


Mais resultados: 1 2 3 4 5
Comentários dos leitores
Celso Augusto (9) 21/02/2009 13h54
Celso Augusto (9) 21/02/2009 13h54
Binyamin Netanyahu para premiê de Israel? Realmente Israel está precisando de um salve-se quem puder mais acentuado.Infelizmente isto acabara em uma nova Shoá. É só os Estados Unidos perderem seu potencial de apôio à Israel, que os árabes vão para cima dos judeus como os Russos foram para cima da Alemanha.Com ódio e vingança. E ainda terão apôio do mundo todo. 62 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 21/02/2009 08h04
Sandro Perito (47) 21/02/2009 08h04
Um grande número de partidos em um país é sinal de insuficiência e iniciação democrática. Podem ver que os países mais avançados do mundo (UE) teem poucas siglas patidárias, no máximo quatro a cinco partidos. As pseudos democracias e onde o laiciscismo impera, teem vários. israel possui algo em torno de 12, fora além de outros "nanicos" , que se aproveitam, aliás como no Brasil, para se locupletarem e participarem de atos de ilegalidades: CORRUPÇÃO. E depois falam de israel, democrático, é no mínimo hilário...ACORDEM !!! 39 opiniões
avalie fechar
J. R. (289) 20/02/2009 21h14
J. R. (289) 20/02/2009 21h14
Maravilhosa hipocrisia midiática em divulgar que ,Palestinos se dividem entre cautela e condenação à indicação de Netanyahu, ora é como achar que Barak Obama é nosso presidente. Tenha dó ... 60 opiniões
avalie fechar
Manoel Souza (37) 20/02/2009 19h28
Manoel Souza (37) 20/02/2009 19h28
Bela escolha do presidente de Israel. O primeiro ministro escolhido tem experiência de sobra para trazer a paz tão esperada, não só por judeus e palestinos, más por todos os povos que querem viver em harmonia. 13 opiniões
avalie fechar
Douglas Marcowitch (31) 20/02/2009 18h05
Douglas Marcowitch (31) 20/02/2009 18h05
Sr. Sandro Perito, grande colocação em vossa mensagem, parabéns!!! Netanyahu, no governo é um retrocesso total. O extremismo sempre perpetuando-se em israel. LAMENTÁVEL...
Parafrasenado Charles de Gaulle: "Cada povo tem o governo que merece".
65 opiniões
avalie fechar
Israel pode estar vivendo num novo clima de " independência ", uma vez que a economia mundial está instável e os EUA, seu principal aliado, não vai querer se expor num extensivo desgaste herdado dos governos Bush.
Uma vez que Israel não está tendo vez nem voz na ONU, tenderá a se tornar mais e mais independente e soberano a despeito da fúria internacional contra suas decisões de política de defesa do país.
Mas Israel está preparado !!!
Se na Guerra de 1973, Yon Kipur, os EUA relativamente assistiu para saber os resultados, que se dirá agora que Israel " anda com suas próprias pernas ".
A prévia defesa de Israel o mantém vivo. Como já disse outrora; o mundo respirou aliviado quando Sadam Hussein partiu para conquista do Kwait em 1991, mas Israel já havia destruido a Usina Nuclear Osirak de Sadam a 10 anos atrás.
É possível que se repita contra o Irã, assim como foi na Síria.
Tempos difíceis estão por vir e tudo porque não aceitaram e não aceitam a existência e soberania de Israel, nem seu maior aliado, os EUA.
54 opiniões
avalie fechar
Bela escolha a de Shimon Peres. Muitos esperavam por " Bibi " . Num momento tão delicado ele volta a avivar o sentimento nacionalista dos partidos de direita. Nos últimos anos o Kadima tomou decisões que desgastaram a opinião pública internacional além de ter trocado prisioneiros vivos por soldados mortos.
Shimon Peres ainda é uma lenda viva e um referencial para esta geração de jovens que não tiveram na participação da fundação do novo Estado de Israel.
O judaismo está ganhando forças ao redor do mundo e unindo ainda mais as novas gerações de israelitas. Basta lembrar que a Sinagoga de Berlim, que estava fechada desde a II Guerra Mundial, foi reinaugurada no ano passado.
Com o advento da internet a Comunidade Judaica que sempre foi unida, estreitou ainda mais os laços familiares e empresariais.
É um povo com identidade bem definida e forte e naturalmente nos próximos anos vai fortalecer os partidos de direita que estão ligados à ortodoxia religiosa e suas aspirações quanto ao domínio definitivo sobre o Monte do Templo e o futuro Templo de Jerusalém.
Há pelos três institutos que lutam por essa causa, sendo que um dos mais representativos é o : Instituto do Monte do Templo, do qual um de seus principais lideres chama-se Gerson Salomon.
Tempos atrás ele enviou uma carta ao Vaticano à pessoa de João Paulo II, pedindo de volta utensílios retirados pelo General Tito do antigo Templo de Herodes, o qual ele destruiu e posteriormente construiu o famoso Arco de Tito.
33 opiniões
avalie fechar
O Kadima se fortaleceu quando Ariel Sharom era primeiro ministro. Após sua enfermidade, ele foi perdendo prestígio. Os escândalos de Olmert, furtaram-lhe a credibilidade, bem como sua decisão precipitada de ter atacado o Líbano em 2006.
O ex-presidente de Israel, envoveu-se em escândalos sexuais e agora está no ostracismo político.
Livni deveria ter ganhado força, quando Olmert alguns meses atrás renunciou sua candidatura à uma nova eleição.
Por falta de uma coligação significativa o Kadima já vinha perdendo forças e agora tende a se enfraquecer ainda mais.
Há uma mágoa visível e estampada na fisionomia de Livni, por isso já adiantou que vai ser oposição.
Isso não é bom para Israel.
" A política é semelhante a pardal, está em todo lugar e de cor predominantemente MARROM. "
No entanto a tendência natural serão os partidos de direita ganharem força.
Obama está relativamente " calado " para saber os resultados e então fará suas avaliações de como adentrar no conflito.
Como sempre, "nunca" se chegará a um acordo e todos sabem disso.
52 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 19/02/2009 10h27
Chris Maria (161) 19/02/2009 10h27
"Polícia interroga líder de partido de ultradireita de Israel por corrupção".
Por tudo o que tem sido apresentado a respeito de Avigdor Lieberman só me resta dizer de maneira "simpática" e "bem humorada", tratar-se de um "bad boy".
239 opiniões
avalie fechar
Chris Maria (161) 18/02/2009 07h39
Chris Maria (161) 18/02/2009 07h39
Prezado Sr. marcos cesar fernandes (92) 17/02/2009 20h00. É bastante natural que as pessoas tenham a fórmula E=MC² como seu maior referencial. Einstein é consagrado pelas suas descobertas na área da física. No entanto, para aqueles que apreciam o desenvolvimento do pensamento filosófico, ele tem muito a nos ensinar. Caso o Sr. tenha interesse recomendo ler sua biografia. Nascido no sul da Alemanha em 1879; teve que enfrentar o autoritarismo e os preconceitos raciais que eram severos em sua época. Além disso, teve uma infância peculiar. Desde muito cedo demonstrava uma notável intuição e habilidade lógica o que fazia com que ele tivesse um desempenho notável nas ciências naturais e na matemática. Entretanto, quando o assunto exigia sua capacidade de memória como geografia e história, por exemplo, ele era um verdadeiro desastre. A essas dificuldades atribuísse o fato dele sofrer de dislexia - um distúrbio que afeta a aprendizagem e que é identificado durante o período de alfabetização. Para que o Sr. tenha uma idéia Einstein leria a frase "O gato roeu a roupa do rei de Roma" dessa forma: - O gato loeu a loupa do lei de goma. Mas suas dificuldades não paravam por aí; era canhoto em um tempo onde isso era abominável, e tinha um cérebro com tamanho menor do que o padrão. Albert Einstein é um extraordinário exemplo de superação.
Quanto o atual conflito; temos que torcer para que dê tudo certo! Mães não geram seus filhos para a destruição.
Um abraço
65 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 17/02/2009 18h11
Sandro Perito (47) 17/02/2009 18h11
Proposta de Netanyahu: oposição a qualquer retirada unilateral de Israel dos territórios ocupados e, na criação de um Estado palestino, israel controle as fronteiras, o espaço aéreo e a livre circulação. Realmente uma declaração de extrema incompetência, absurda, medíocre. Cada povo tem o governo que merece, já dizia o sábio Charles de Gaulle. 67 opiniões
avalie fechar
" Livni sugere que rejeitará um governo de coalizão com Netanyahu ".
....
Qiuanto a isso ela pode ficar tranquila, pois nem eles mesmos ( de direita ) desejam.
sem opinião
avalie fechar
Chris Maria (161) 16/02/2009 11h50
Chris Maria (161) 16/02/2009 11h50
Sr. Jose Nunes Rodrigues Filho (480) 14/02/2009
Sábias são suas palavras.
Um abraço.
5 opiniões
avalie fechar
""Tenho Esperança que com Barak Obama isso venha
a se modificar,
E a paz verdadeira venha a reinar. ""
..........
Não se iluda meu caro !
A Paz verdadeira e eterna só virá quando Deus mesmo tomar novamente o controle do mundo, pois o homem já teve sua oportunidade e já está mais que provado que não temos condições para isso, basta ver o arsenal nuclear ao redor do mundo e paizes emergentes querendo também colocar suas mãos no urãnio e no plutônio.
Estamos caminhando, sem volta, para o cataclismo global.
53 opiniões
avalie fechar
mauro halpern (50) 14/02/2009 17h59
mauro halpern (50) 14/02/2009 17h59
O sr. sandro perito me chamou de "ofensivo" e vítima de lavagem cerebra pelo "livro de regras Torah".
nao fui ofensivo contra ninguem. A Torah (ou antigo testamento TAMBEM ACEITO PELAS RELIGIOES CRISTÃ E MUÇULMANA) Não é um livreto de apenas regras, mas tambem uma narrativa muito bem escrita sobre a antiguidade. Narra por exemplo o êxodo dos Juseus do Egito, a entrega de um dos mais antigos códigos de conduta e de organização em sociedade, regras de tratamento de doenças, regras alimentares muito válidas até hoje (como nao misturar o calcio do queijo com o ferro da carne, hoje sabidamente indigestos), o perigo de frutos do mar, etcetera. Recomenda a circuncisão..hoje se sabe que a chance de um circuncisado contrair uma doença venérea ou de sua companheira ter cancer do colo do útero é quase nula. nos preceitos sao bem claros ensimanentos de moral, ética e cidadania, A MAIORIA DELES EXTREMAMENTE VÁLIDOS ATÉ HOJE, PORÉM POUCO OBSERVADOS.
Agora, para mim sr perito, lavagem cerebral é convencer uma criança a se explodir porque encontrará , se matar muita gente, 17 virgens de olhos negros no paraíso, e esta criança aceitar.
para mim lavagem cerebra é ISTO.
30 opiniões
avalie fechar
antonio miranda (5) 13/02/2009 10h14
antonio miranda (5) 13/02/2009 10h14
É praticamente impossível o Kadima fazer o primeiro-ministro. E tome desencontro com os palestinos! E tome mais e mais guerras ! Adeus a um Estado Palestino. 66 opiniões
avalie fechar
A paulatina imigração internacional de judeus para Israel, a nostalgia judaico-religiosa pela reconstrução do Terceiro Templo, o desejo de seus vizinhos e inimigos de " joga-los " no mar e o terrorismo crescente, impedem qualquer possibilidade da criação de um " Estado Palestino ".
Seja qual for o partido vitorioso, esse desejo não se confirmará, pois em troca da " Paz " eles querem tudo, inclusive todos os judeus expulsos de Israel.
Missão impossível !!!
Israel vai ter que continuar a se defender de todas as investidas. Sejam elas articulações políticas ou o próprio terrorismo.
Livni disse que Jerusalém não será entregue nas mãos do Rabinato Judaico, e por essa declaração ela já perdeu milhares de votos e apoio no Parlamento Israelense dos partidos Ortodoxos e Religiosos.
13 opiniões
avalie fechar
Sandro Perito (47) 12/02/2009 16h50
Sandro Perito (47) 12/02/2009 16h50
Infelizmente a lavagem cerebral sionista é quase perfeita. Utilizam-se do livro de regras Torah. Os defensores desta linha tornam-se ofensivos quando contrariados. Vejam seus pots. Ao menos escrevam nossa língua pátria com mais preciosismo como ela realmente merece. No mínimo divertido, lê-las. Lamentável. ACORDEM!! 113 opiniões
avalie fechar
Em 1948 quando as nações árabes decidiram deflagar guerra contra o "Novo" Estado de Israel, eles então selaram a irreversível impossibilidade de um dia existir um " Estado Palestino ".
É como um poeta escreveu:
" Quatro coisas que não tornam atrás:
O tempo que passou, a pedra atirada, a oportunidade perdida e a palavra proferida ".
Eles tropeçaram simultaneamente nas quatro.
58 opiniões
avalie fechar
mauricio galhardo (2) 12/02/2009 10h07
mauricio galhardo (2) 12/02/2009 10h07
Tzipi, é Zípora, que significa "pardal" ou "pássaro". Zípora foi a mulher de Moisés, filha do sacerdote de Midiã, Jetro ou Reuel. Zípora teve dois filhos: Gérson e Eliézer e tiveram vida dura com o legislador. A familia nem podia imaginar que Moisés estava destinado a ser a estrela mais brilhante no céu dos hebreus, até Jesus, o Cristo. Zípora viveu em torno de 1450 a.C. Tzipi Livni é a melhor escolha para Israel hoje. 16 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (87)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página