Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2006 - 16h53

Blair diz que abandonar o Iraque agora seria uma "traição"

Publicidade

da Efe, em Londres

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, afirmou nesta quarta-feira que forçar agora uma saída das forças britânicas do Iraque representaria uma "traição" para o povo iraquiano e para estas tropas.

Em sua visita semanal à Câmara dos Comuns, Blair defendeu sua política no Iraque e voltou a afirmar que as forças britânicas só abandonarão este território quando os iraquianos puderem garantir a segurança.

"Permitam que eu deixe uma coisa muito clara: não acontecerão mudanças na estratégia de abandonar o Iraque a menos que as forças iraquianas tenham certeza de que podem assumir a segurança", disse o chefe de governo.

"Fazer outra coisa seria uma traição total não apenas para o povo iraquiano, mas para todos os sacrifícios que nossas Forças Armadas realizaram durante anos", declarou.

A fala de Blair ocorre um dia após duas pesquisas de opinião publicadas no Reino Unido indicarem que a maior parte dos britânicos deseja que as tropas saiam do Iraque o mais rápido possível, ainda em 2006.

A pressão sobre o primeiro-ministro para tirar as forças britânicas do Iraque tem aumentado desde o dia 13 de outubro, quando o chefe do Estado-Maior do Exército britânico, general Richard Dannatt, pediu uma "pronta" retirada das tropas do Iraque, alegando que a presença dos soldados do reino Unido no Iraque "exacerba os problemas de segurança".

O Reino Unido mantém cerca de 7.000 soldados posicionados no Iraque, a maior parte no sul do país, e sofreu 119 baixas militares desde a explosão do conflito em 2003.

Leia mais
  • Bush admite insatisfação com guerra, mas manterá ação no Iraque
  • Operação dos EUA em bastião xiita mata quatro no Iraque

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página