Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2006 - 10h15

Procedimento de apelação de Saddam começa amanhã

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Bagdá

O procedimento de apelação acionado automaticamente após a condenação à morte do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein no processo de Dujail começará já nesta segunda-feira (6), indicou neste domingo o juiz Raed Juhi, do Alto Tribunal penal iraquiano.

Saddam e dois de seus colaboradores mais próximos foram condenados à morte por enforcamento neste domingo pelo Tribunal Superior Penal do Iraque. Eles foram considerados culpados pela morte de 148 xiitas no povoado de Dujail, em 1982.

Além de Saddam, foram condenados à morte o ex-presidente do tribunal revolucionário iraquiano, Awad Ahmed al Bandar, e o meio-irmão de Saddam, Burzan Ibrahim, ex-chefe do serviço secreto do país.

O único dos outros colaboradores de Saddam que estavam sendo julgados a ser absolvido foi o ex-dirigente do Baath (partido ao qual Saddam pertencia), Mohamed Azzam al Ali.

"Imitação"

Os advogados de defesa do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein classificaram o veredicto de crimes contra a humanidade e a sentença de morte por enforcamento como ilegais e políticos.

"Isso é uma imitação de justiça e um julgamento que veio de uma corte falsa e ilegal criada pelos EUA, que jamais poderia oferecer um julgamento justo", disse o advogado Bushra al Khalil à agência de notícias Reuters.

"O veredicto foi preparado antecipadamente e serve para vender as eleições nos EUA para Bush (...) essa foi a primeira corte na qual o veredicto foi lido sem as razões para a condenação", disse outro dos advogados da equipe de defesa de Saddam, Wadoud Fawzi Shams Eddin.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saddam Hussein é condenado à morte por enforcamento
  • Saddam Hussein pede a iraquianos que não se vinguem de americanos
  • Veja cronologia do julgamento de Saddam Hussein desde sua captura

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o julgamento de Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página