Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2006 - 14h39

Julgamento de Saddam é "assunto interno", diz governo russo

Publicidade

da Efe, em Moscou

O porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia, Mikhail Kaminin, disse hoje que o julgamento contra um cidadão de qualquer país é um "assunto interno do Estado" e deve ser realizado e concluído sem recomendações do exterior referindo-se à sentença de morte dada neste domingo ao ex-ditador iraquiano Saddam Hussein e dois de seus ex-colaboradores à forca por crimes contra humanidade.

O porta-voz da diplomacia russa afirmou, segundo a agência oficial russa "Itar-Tass", que, para Moscou, "qualquer decisão, sobretudo em um assunto tão delicado como o julgamento dos ex-dirigentes iraquianos, deve ser adotado independentemente da conjuntura política e sobre uma clara base jurídica".

"Esta condenação provocou reações convergentes tanto no Iraque como em uma série de Estados árabes, e também temores de que aumente a instabilidade existente no país", acrescentou.

Kaminin ressaltou que, "nas complexas condições do Iraque de hoje, o importante é evitar tudo aquilo que possa dividir a sociedade iraquiana, que possa dificultar a busca da concórdia nacional".

Vários deputados russos, entre eles o vice-presidente da Duma (Câmara Baixa do Parlamento), o nacionalista Vladimir Jirinovski, condenaram a decisão do Tribunal Penal Supremo e denunciaram que o ditame está vinculado diretamente com as eleições legislativas que serão realizadas na terça-feira nos Estados Unidos.

"A condenação foi ditada nas vésperas das eleições legislativas dos EUA e tem como objetivo demonstrar que os americanos conseguiram algo no Iraque", disse Jirinovski.

O líder nacionalista russo se mostrou convencido de que a condenação não será executada. "Haverá apelações, o processo durará anos, o presidente dos Estados Unidos será outro, e será aplicada a moratória à aplicação da pena de morte", opinou.

Leia mais
  • Saddam Hussein é condenado à forca; xiitas celebram e sunitas protestam
  • Veredicto foi uma "imitação" de justiça, diz defesa de Saddam
  • Veja cronologia do julgamento de Saddam Hussein desde sua captura

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Veja fotos do julgamento que condenou Saddam à morte
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página