Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2006 - 22h49

Primeiras pesquisas apontam resultados para Congresso dos EUA

Publicidade

da Folha Online

As primeiras pesquisas de boca-de-urna feitas no Estado americano do Kentucky apontam para a vitória do deputado Harold Rogers, um republicano, e do democrata Ben Chandler para a Câmara dos Representantes nas eleições desta terça-feira. Ambas as vitórias já eram esperadas nos distritos dos dois deputados. Os resultados oficiais das eleições, no entanto, ainda não têm previsão para serem divulgados.

O Kentucky e o Estado de Indiana foram os primeiros a encerrar a votação para as eleições 2006 nos Estados Unidos. O encerramento se iniciou às 18h (21h no horário de Brasília) e as últimas urnas foram fechadas nestes Estados às 19h (22h no horário de Brasília). Em alguns Condados, houve atraso devido a problemas técnicos.

Em Virgínia Ocidental (West Virginia), o senador democrata Robert Byrd aparentemente venceu seu competidor republicano e deverá agora cumprir seu nono mandato, também de acordo com as primeiras pesquisas.

A pesquisa em Kentucky informou também que três quartos dos eleitores consideram a corrupção um assunto fundamental na hora de escolher seu voto --e a mesma quantidade declarou tendência a votar pelos democratas. Entre os evangélicos, tradicionalmente eleitores dos republicanos, quase um terço declarou voto nos democratas.

Dois terços dos eleitores ouvidos na pesquisa disseram que a Guerra do Iraque era muito importante, e 60% deles disseram desaprovar a guerra. Outros 60% disseram também desaprovar o presidente George W. Bush.

Indiana, Ohio e Vermont

A rede de TV CBS prevê, de acordo com pesquisas, que o candidato democrata ao Senado Sherrod Brown derrotará o republicano Mike DeWine na disputa em Ohio. Mike DeWine concorria à reeleição.

Em outra pesquisa de boca-de-urna, a rede de TV CNN prevê a vitória para o Senado do republicano Richard Lugar pelo Estado de Indiana e do candidato independente Bernie Sanders pelo Estado de Vermont.

Os americanos renovam hoje a totalidade da Câmara dos Representantes (435 deputados), um terço do Senado (33 senadores) e 36 governadores de Estados dos EUA. Pela primeira vez em uma década, os democratas têm a possibilidade de retomar a maioria no Congresso americano. Após quatro décadas de controle do Partido Democrata, atualmente são os republicanos que têm maioria e controlam a Câmara dos Representantes e o Senado.

Os republicanos ocupam 230 das 435 cadeiras para deputados, enquanto os democratas ocupam 201. Já o Senado é composto por 55 republicanos, 44 democratas e um senador independente. Para retomar o controle da Câmara dos Representantes, os democratas precisam ganhar 15 cadeiras a mais do que possuem hoje.

No Senado, cada Estado americano é igualmente representado por dois membros, de um total de cem representantes. O partido que obtiver o maior número de assentos no Senado é conhecido como majoritário.

A votação nos EUA ainda continuará em alguns Estados até seu encerramento completo no Alasca --último a fechar as urnas-- previsto para as 3h, no horário de Brasília.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda as eleições nos EUA
  • Saiba mais sobre a Câmara dos Representantes
  • Saiba mais sobre o Senado americano

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a crise as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página