Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 02h58

Democratas conquistam maioria na Câmara de Representantes

Publicidade

da Efe, em Washington

O Partido Democrata conquistou a maioria na Câmara de Representantes dos EUA pela primeira vez desde 1994. Os democratas tiraram dos republicanos pelo menos 15 cadeiras nas eleições legislativas desta terça-feira, segundo a rede de televisão NBC.

O resultado indica um período bem mais complicado para o presidente George W. Bush, que pela primeira vez terá de lidar com um Congresso dominado pela oposição.

Não havia dúvidas sobre o destino da maioria das 435 cadeiras em disputa na Câmara. Para o controle do Legislativo, o que estava realmente em jogo era o destino incerto de 35 cadeiras, alvos de disputas acirradas.

Das 35 vagas, os democratas ganharam pelo menos 15 nos Estados de Connecticut, Flórida, Indiana, Kentucky, Carolina do Norte, Nova York, Ohio e Pensilvânia. Os republicanos venceram duas, com base nos resultados disponíveis às 2h (de Brasília).

O balanço geral na Câmara estima cerca de 140 cadeiras democratas, contra 124 republicanas, do total de 435. Os números finais ainda dependem de confirmação.

Repercussão

Os democratas receberam o resultado com satisfação. A líder do partido na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, que deverá ser a presidente da Câmara, fez uma breve aparição numa festa democrata, num hotel de Washington.

"Obrigado por nos trazerem aqui", disse ela a seus partidários, enquanto a audiência cantava: "Presidente, presidente".

Além da Presidência da Câmara de Representantes, os democratas também devem comandar as comissões que elaboram os projetos legislativos e supervisionam áreas como o funcionamento das Forças Armadas, a política externa e o Orçamento.

No Senado, os democratas ganharam cinco das nove cadeiras mais disputadas. Mas para ter o controle precisam de mais três.

O senador democrata Sheldon Whitehouse derrotou Lincoln Chafee em Rhode Island, o democrata Bob Casey venceu Rick Santorum na Pensilvânia e Sherrod Brown superou o republicano Mike DeWine em Ohio. Nos três casos, os republicanos tentavam a reeleição.

Além disso, o democrata Ben Cardin derrotou o republicano Michael Steele em Maryland. O atual ocupante da vaga é um democrata que se encerrou sua carreira política.

Outra campanha muito disputada foi a de Nova Jersey. O democrata Bob Menéndez, de origem cubana, manteve a sua cadeira ao derrotar o republicano Thomas Kean.

Leia mais
  • Entenda as eleições nos EUA
  • Saiba mais sobre a Câmara dos Representantes
  • Saiba mais sobre o Senado americano

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre as eleições nos EUA
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página