Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/12/2006 - 09h03

Atentado em cidade sagrada xiita no Iraque mata cinco e fere 44

Publicidade

da Efe

Fontes médicas do hospital Al Hussein da cidade de Karbala disseram neste sábado que receberam os cadáveres de cinco pessoas e que atenderam 44 feridos em conseqüência de um atentado com carro-bomba em um mercado local.

A televisão estatal iraquiana havia informado horas antes que ao menos oito pessoas morreram no ataque. Fontes policiais disseram que a explosão ocorreu a poucos metros de um mausoléu xiita, situado no mercado Al Abbas, que se encontrava repleto de pessoas que faziam compras.

Karbala, 110 km ao sul de Bagdá, é considerada pelos xiitas, majoritários na cidade, como a segunda cidade mais sagrada do Iraque. Para os xiitas, em Karbala morreu Hussein, neto do profeta Maomé.

As autoridades locais proibiram o trânsito na parte antiga da cidade e numerosos membros dos corpos de segurança se espalharam pela cidade, estabelecendo vários postos de controle, segundo testemunhas.

Os atentados não se limitaram a Karbala. Em Baquba e Mossul, pelo menos sete pessoas morreram em um ataque e em um atentado similar ao da cidade sagrada.

Em Baquba, 65 km ao nordeste de Bagdá, quatro pessoas morreram, entre elas dois policiais, em um ataque com bombas a uma delegacia de polícia.

Outros três civis morreram e três ficaram gravemente feridos na explosão de um veículo em Mossul, 400 km ao norte de Bagdá, segundo fontes policiais.

Leia mais
  • Bush promete levar "muito a sério" relatório sobre Iraque
  • Maioria dos americanos diz acreditar que Iraque vive guerra civil

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página