Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 10h24

Combates deixam mais de cem mortos em cidade da Somália

Publicidade

da Efe

Mais de cem pessoas morreram nesta quarta-feira nos combates registrados na cidade somali de Jowhar entre milicianos islâmicos e tropas oficiais somalis apoiadas por efetivos etíopes, informaram fontes dos dois lados.

Jowhar, a localidade mais importante antes de chegar a Mogadício, fica a cerca de 90 km ao norte da capital somali, em poder das Cortes Islâmicas desde o início de junho passado.

A cidade de Jowhar ficou sob controle de Mohammed Dhere, antigo "senhor da guerra" que anunciou a seus habitantes que, a partir de agora, serão suspensas as restrições para a convivência diária que as Cortes Islâmicas tinham imposto.

Fontes próximas ao governo de transição e das Cortes Islâmicas confirmaram que os combates em Jowhar causaram a morte de 60 milicianos islâmicos e de 45 efetivos do governo e das forças etíopes.

A luta mais violenta ocorreu na zona de Keliga Shinaha, nos arredores de Jowhar, onde as Cortes Islâmicas deixaram mais de 50 cadáveres, disse um morador da área que preferiu não ser identificado.

"Vi forças etíopes matando os milicianos islâmicos que tinham ficado feridos no campo de batalha. Os etíopes estavam muito zangados, porque eles também deixaram 45 de seus soldados ali", acrescentou a fonte.

Residentes em Balad, 30 km ao norte de Mogadício, disseram que as forças etíopes estão a 20 km da cidade, enquanto os milicianos das Cortes Islâmicas estão se retirando em direção à capital.

Estas operações acontecem no quarto dia de uma guerra que foi lançada pela Etiópia, por terra e ar, para combater as Cortes Islâmicas da Somália e reafirmar no poder o governo de transição.

Desde junho passado, quando ocuparam Mogadício, os milicianos islâmicos tinham começado a se estender pela Somália, e até há pouco tempo ocupavam amplos setores do centro e do sul do país, o que tinha despertado os temores da vizinha Etiópia.

Leia mais
  • Combate entre governo e rebeldes na Somália ameaça capital
  • Tropas da Etiópia atacam guerrilheiros em retirada na Somália
  • UA convoca reunião para evitar escalada militar na Somália

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Somália
  • Leia o que já foi publicado sobre a Etiópia
  • Leia o que já foi publicado sobre a União Africana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página