Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 11h55

Ataque em mesquita xiita mata ao menos nove no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um ataque suicida com explosivos matou ao menos nove pessoas nesta sexta-feira na cidade de Khalis, 80 km ao norte de Bagdá, segundo a polícia local.

Outras 12 pessoas ficaram feridas no ataque, no qual um suicida detonou um cinto de explosivos preso ao corpo. O ataque foi realizado perto de uma mesquita xiita de Khalis.

Apesar da realização deste ataque, e em meio ao temor de um crescimento na violência após a execução do ex-ditador Saddam Hussein, o governo iraquiano adotou rígidas medidas de segurança em todo o país.

"Depois que foi decidido pelo tribunal, ninguém pode se opor à decisão de executar o criminoso Saddam", disse o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, em um encontro com familiares de vítimas do ex-ditador, condenado à morte por enforcamento.

O Exército dos Estados Unidos, que mantém Saddam Hussein em uma prisão perto de Bagdá, solicitou aos advogados do ex-ditador iraquiano que recolham os objetos pessoais do condenado à morte, informou um dos integrantes da equipe de defesa em Amã (Jordânia).

Além dos pertences de Saddam, deverão ser recolhidos em breve os objetos pessoais do meio-irmão do ex-ditador, Barzan al Tikriti, ex-chefe dos serviços de inteligência iraquianos também condenado à morte, informou o advogado Jalil Dulaimi.

Apesar das especulações, não há data definida para a execução do ex-ditador, condenado no dia 5 de novembro pelo Tribunal Penal do Iraque à forca.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Advogado pede que EUA não entreguem Saddam Hussein à morte
  • Esgotam-se recursos de Saddam Hussein contra execução
  • Premiê italiano se diz contrário à condenação de Saddam à morte
  • Iraque mantém silêncio sobre data de enforcamento de Saddam
  • Saddam pede em carta que iraquianos fiquem unidos

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento de Saddam Hussein
  • Leia o que já foi publicado sobre Saddam Hussein
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página