Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 08h10

Bagdá tem série de ataques na véspera do novo plano de segurança

Publicidade

da Folha Online

Ao menos cinco carros-bomba explodiram na manhã desta quinta-feira na capital Bagdá, deixando um saldo de 14 mortos e cerca de 40 feridos, de acordo com fontes policiais. A série de ataques ocorreu um dia antes de o governo iraquiano dar início ao novo plano de segurança para o país, na tentativa de frear a violência.

Nos últimos dias, a capital iraquiana tem sido palco de vários ataques com carros-bomba. Ontem, a explosão de um veículo carregado de explosivos em outro mercado --localizado em uma periferia predominantemente xiita de Bagdá-- causou a morte de 15 pessoas e deixou 33 feridos. Um dia antes, uma séria de explosões matou 70 pessoas na capital iraquiana e feriu 130, na mais mortífera ação desde 23 de novembro do ano passado, quando carros-bomba e ataques com morteiros supostamente levados a cabo por membros da rede terrorista Al Qaeda no Iraque mataram 215 pessoas.

O atentado mais grave desta quinta-feira ocorreu em Al Dura, no sul de Bagdá, quando três carros-bomba explodiram quase simultaneamente no mercado de alimentos Zoco Rachid. A ação terrorista deixou sete mortos e quase 28 feridos.

Em outra região de Bagdá, um carro-bomba teve como alvo um posto policial, matando quatro pessoas [dois policias e dois civis]. Outras dez pessoas se feriram.

Segundo informações da TV estatal Al Iraquiya, ao menos cem insurgentes foram mortos na madrugada desta quinta-feira durante combates com membros da segurança iraquiana em regiões de maioria sunita no noroeste de Bagdá.

Dezenas de insurgentes também teriam sido detidos na capital iraquiana, além da captura de munição. Há três dias, tropas iraquianas prenderam cerca de 50 supostos insurgentes e confiscaram 1.969 foguetes Katyusha, de fabricação russa, nas cercanias de Balad Ruz.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Democratas anunciam resolução contra plano de Bush para Iraque
  • Iraquianos reagem com ceticismo a nova estratégia de Bush
  • Bush admite que suas decisões desestabilizaram o Iraque

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre mortes de civis no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre a ONU

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página