Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2007 - 13h25

Hillary Clinton dá largada para corrida presidencial nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A senadora democrata Hillary Rodham Clinton, 59, embarcou neste sábado em uma campanha antecipada pela Presidência dos Estados Unidos, que será disputada em 2008. A ex-primeira-dama, que quer se tornar a primeira mulher presidente dos EUA, disse em seu website hoje que "está dentro [da disputa], e está dentro para vencer". O site já está com o título "Hillary para presidente" ("Hillary for president").

17.jan.2007/Reuters
Hillary Clinton anunciou intenção de concorrer à Presidência dos EUA
Hillary Clinton anunciou intenção de concorrer à Presidência dos EUA
Como um primeiro passo formal em direção à Casa Branca, Hillary anunciou hoje que está formando um comitê exploratório para analisar sua corrida à Presidência. Seu anúncio foi misturado com críticas ao presidente George W. Bush, republicano que já entrou na segunda metade de seu mandato.

"Como senadora, vou passar os próximos dois anos fazendo tudo em meu poder para limitar o estrago que George W. Bush pode fazer. Mas só como nova presidente serei capaz de desfazer os erros de Bush e restaurar nossa fé e otimismo", disse Hillary em um comunicado divulgado hoje.

Na lista de perguntas para as quais Hillary promete aos eleitores ser a resposta, a ação americana no Iraque encabeça os temas abordados. Mas políticas domésticas de saúde e educação ocuparam a maior parte de seu anúncio de pré-candidatura.

Disputa

O anúncio de Hillary, feito poucos dias depois que o senador democrata Barack Obama sacudiu a disputa do partido ao fazer um anúncio semelhante, completa um quadro dos mais diversos já vistos em corridas presidenciais americanas.

John Gress/Reuters
O senador Barack Obama deverá disputar com Hillary a candidatura no Partido Democrata
O senador Barack Obama deverá disputar com Hillary a candidatura no Partido Democrata
Além da presença feminina de Hillary, Obama, caso vença, será o primeiro presidente negro dos EUA. Um terceiro nome do Partido Democrata a ser cotado para a disputa em 2008 é o de John Edwards, de quem é esperado um anúncio formal amanhã.

Mulher do ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), Hillary se tornou em 2000 a primeira ex-primeira-dama a conquistar um dos mais poderosos cargos políticos do país, ao ser eleita senadora por Nova York.

Hillary foi reeleita com folga para um segundo mandato no Senado nas eleições legislativas de novembro último, quando os democratas reconquistaram o controle de ambas as Casas do Congresso --nas mãos dos republicanos havia 12 anos.

Adversários

Barack Obama, 45, só está no Senado há dois anos. O cientista político Larry Sabato, da Universidade de Virgínia, disse estar surpreso pelo anúncio de Obama, dada sua juventude e falta de experiência. Sabato afirmou, no entanto, que acredita que o senador tem vantagens claras com relação a Hillary Clinton.

"Ele tem um contato com o povo que Clinton não possui", disse. Além disso, segundo o cientista político, Barack Obama "corresponde à imagem que os EUA têm de si mesmos: jovem, carismático, otimista, mestiço". O senador é filho de um queniano e de uma americana branca do Kansas.

Já no Partido Republicano, três possíveis candidatos já formaram seus próprios "comitês exploratórios": o influente senador John McCain, o executivo mórmon e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Com Associated Press

Leia mais
  • Hillary Clinton é um grande trunfo democrata
  • Democrata negro dá 1º passo para candidatura presidencial nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Barack Obama
  • Leia o que já foi publicado sobre Hillary Clinton
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página