Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 19h02

Britânico sobrevive a queda de 3.657 m após falha de pára-quedas

Publicidade

da Folha Online

Um ex-campeão de skydive britânico sobreviveu a uma queda de 3.657 metros na Nova Zelândia após seus dois pára-quedas falharem, de acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira na mídia local. A queda foi filmada por um amigo que também havia saltado, e o vídeo foi divulgado por diversos canais de TV pelo mundo hoje.

No local onde o ex-campeão caiu, uma cratera continua aberta no chão, segundo uma reportagem publicada no site do jornal neozelandês "The Dominion Post". Holmes estava praticando o skydive (esporte que envolve saltos de pára-quedas) na região do aeroporto de Taupo quando os pára-quedas principal e de reserva se enroscaram e não abriram.

Durante a queda, ele chegou a atingir uma velocidade de 193 km/h. O jornal britânico "Britain's Mail on Sunday", que entrevistou o ex-campeão, disse que ele pensou que iria morrer e tentou articular o que pensou serem suas últimas palavras antes de atingir o solo.

"Mas olhei para o chão de novo e sem pensar simplesmente falei 'oh, droga, estou morto... adeus", afirmou Holmes, citado pelo jornal.

A queda foi amortecida por arbustos de amoras, mas o britânico teve que passar 11 dias internado em um hospital com um tornozelo quebrado e danos nos pulmões.

Vídeo

Jonathan King, amigo de Holmes que também saltou de pára-quedas no momento da queda do ex-campeão, filmou o acidente em um vídeo de cerca de 30 segundos.

No vídeo, Holmes aparece checando o altímetro (que mede a altitude) para calcular o tempo que resta de queda. Ele não conseguiu controlar a direção do salto e desmaiou quando atingiu a plantação de amoras.

King, que conseguiu aterrissar próximo ao local onde o amigo caiu, pensou inicialmente que não havia chances de sobrevivência. A polícia local foi chamada para ajudar a recuperar Holmes, que estava no meio de uma densa plantação em uma área de reserva da Nova Zelândia. Encontrar Holmes vivo foi "incrível", afirmou King.

Holmes afirmou, segundo o "Dominion Post", que pretende voltar a saltar assim que os médicos liberarem a prática de esportes. Segundo a BBC, ele pratica salto de pára-quedas há sete anos e foi o britânico mais jovem a se qualificar como instrutor de skydive.

Leia mais
  • Explosões matam 76 e ferem cerca de 180 em Bagdá
  • Mulher morre ao ser atacada por guepardo
  • Itália prende 15 pessoas e diz ter impedido ataque de guerrilha
  • Tremor de 6,3 graus atinge Marrocos, Portugal e Espanha
  • Ellen Gracie defende cautela na discussão de projetos sobre violência

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Nova Zelândia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página