Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2007 - 09h11

Blair deve anunciar retirada parcial de soldados do Iraque hoje

Publicidade

da Folha Online

O premiê britânico, Tony Blair, deve anunciar nesta quarta-feira a retirada parcial de soldados britânicos do Iraque, em um novo cronograma elaborado para o país árabe. Desde a invasão do Iraque, em março de 2003, 132 soldados britânicos morreram no país.

Hoje, ataque terrorista em Najaf, cidade sagrada para os xiitas, matou ao menos 11 pessoas e feriu cerca de 30. O ataque ocorreu perto de um hotel e a 300 metros do mausoléu do imã Ali --um dos quatro mais venerados pelos xiitas.

Na sessão semanal de perguntas na Câmara dos Comuns, Blair vai dar informações aos deputados sobre o futuro dos 7.100 soldados britânicos que estão no Iraque.

O anúncio ocorre no momento em que o presidente americano, George W. Bush, pretende enviar mais 21 mil soldados extras para o Iraque.

No mês passado, Blair rejeitou pedidos da oposição de que os soldados britânicos fossem retirados do Iraque até outubro, qualificando o plano de "irresponsável".

"Isso enviaria um sinal desastroso para as tropas que lutam no Iraque. É uma política que, por mais que pudesse atrair a atenção, seria profundamente irresponsável", disse Blair em 24 de janeiro à Câmara dos Comuns.

Blair, que prometeu renunciar ao cargo em setembro, após dez anos no poder, enfrenta críticas à sua política externa devido à sua aliança com Bush no impopular conflito no Iraque.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Morte de brasileiro foi crime violento, diz polícia britânica
  • Namorado de coelhinha da "Playboy" defende enterro nas Bahamas
  • Vídeo mostra autor de ação fracassada em Londres fugindo em burca
  • Bebê americano nasce com apenas 21 semanas e sobrevive

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo plano de segurança do Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre violência no Iraque
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página