Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/03/2007 - 17h55

Governo de Ortega confirma visita de Chávez à Nicarágua

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegará neste domingo a Manágua (capital da Nicarágua) para se reunir com o presidente do país, Daniel Ortega.

Chávez chegará às 19h (de Brasília) ao Aeroporto Internacional Augusto C. Sandino, onde será recebido com honras por Ortega e funcionários públicos.

Chávez e o presidente nicaragüense participarão de um "encontro de irmandade latino-americana e caribenha", que será realizado na comunidade indígena de Sutiava (90 quilômetros ao oeste de Manágua).

Os governantes visitarão ainda o túmulo do poeta nicaragüense Rubén Darío, na Catedral de León.

O governo nicaragüense não informou quanto tempo durará a visita de Chávez ao país.

Chávez também vem realizando uma viagem pela América Latina. O presidente Venezuelano deixou a Argentina ontem pela manhã e, à tarde, ao lado do presidente boliviano, Evo Morales, participou de uma cerimônia pública em Trinidad, capital do Departamento de Beni, o mais afetado pela enchente que atingiu o país no mês passado.

O venezuelano entregou à Bolívia dois helicópteros, 20 tratores e bombas para tornar a água potável. Caracas já enviou comida, médicos e prometeu US$ 25 milhões em ajuda.

A cheia na Bolívia matou 51 pessoas e deixou cerca de 70 mil famílias desabrigadas. Calculam-se em US$ 250 milhões as perdas na safra de soja e nos rebanhos da região. Além de Beni, as chuvas atingiram o Departamento de Santa Cruz, o mais rico do país.

O porta-voz da Presidência boliviana, Alex Contreras, disse que o governo Morales defende uma política "contra a guerra, contra a violência, e essas políticas, sem dúvida, são contrárias ao que os EUA impõem não só no Iraque, mas no continente".

Enquanto Bush estiver na Guatemala, Chávez deverá estar no Haiti. A visita do venezuelano foi anunciada na sexta-feira pelo presidente haitiano, René Préval. Segundo Préval, eles discutirão a ajuda venezuelana ao país.

Leia mais
  • Bush chega à Colômbia para visita de quase sete horas
  • No Uruguai, Bush evita citar Chávez e promete diminuir subsídios
  • Chávez lidera ato contra Bush na Argentina
  • Na Argentina, Chávez ofusca visita de Bush ao Brasil
  • Polícia uruguaia bloqueia protestos em local que receberá Bush
  • Falso alerta de bomba esvazia prédio em Montevidéu

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a visita de Bush ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página